Sobre IPad

IPad, o que é e para que serve?


Nosso blog fala sobre aplicativos para IPad mas nunca nos preocupamos em explicar o que é um IPad - muita gente ainda não conhece, ou ouviu falar mas não sabe como funciona. É para isto que escrevo esta página.
O IPad é resultado da miniaturização dos computadores pessoais. Hoje em dia as pessoas muitas vezes não precisam de um computador ou notebook poderoso, grande, cheio de recursos. As pessoas precisam de um computador que seja leve, fácil de carregar para qualquer lugar, e que consiga acessar os recursos da internet.
Os laptops, seguindo esta tendência, foram diminuindo de tamanho, chegando a ter telas de apenas 14 polegadas, e passando a se chamar netbooks. Por definição, netbooks são notebooks pequenos, que não possuem o drive de DVD/CD. Os meios de se transferir dados para estes aparelhos portáteis são por rede, internet ou pelas entradas USB.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Ainda menores que os netbooks, os smartphones - celulares com mais recursos - são também muito usados para acessar a internet e para trabalhos em geral. Pode-se usá-los para criar documentos de texto, planilhas, tirar e editar fotos, etc.  A cada dia o uso de aparelhos celulares para o acesso à internet vem aumentando. Mas o inconveniente destes aparelhos é que a tela é muito pequena para a leitura.
Antes do surgimento do IPad, não havia nada entre estes dois extremos - ou se usava um netbook ou um smartphone, sendo que o netbook é muito grande para se carregar numa bolsa e o celular muito pequeno para se ler textos. Já existia, é claro, o Kindle - um tablet (significa tablete, mesmo) para a leitura específica de livros eletrônicos - os e-books. O Kindle é um produto da Amazon, que por sua vez também vende e-books.
Foi aí que a Apple resolveu lançar o IPad. Inicialmente todos acharam muito estranho, parecia que aquilo era uma brincadeira, pois o aparelho na mais era do que um IPhone em tamanho grande. Veja abaixo o vídeo do lançamento do IPad por Steve Jobs:



Resumindo, o IPad é um aparelho portátil, nem celular nem computador, para realizar mais facilmente ou de maneira mais prazerosa algumas tarefas básicas. Estas tarefas são:
  • Navegar na internet
  • Ler e mandar emails
  • Visualizar fotos (nas novas versões também é possível tirar fotos)
  • Ver vídeos e filmes
  • Ouvir música
  • Jogar games
  • Ler livros (ebooks)
O IPad não possui telefone.

No momento da publicação desta página, existe já o IPad 2, agora com duas câmeras para tirar fotos e fazer videoconferência, e o IPad 3, com uma tela com maior definição, está sendo esperado para março de 2012.