segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Como instalar aplicativos no iPad 1




Esta postagem explica de um modo simples e rápido como instalar aplicativos em um iPad antigo, cujo sistema operacional iOS não recebe mais atualização. Muitos aplicativos podem ser instalados, não nas suas últimas versões, mas ainda funcionais. Veremos também alguns exemplos de aplicativos que podem ser instalados.


Ver seu iPad se tornar obsoleto não é nada agradável, não é mesmo? Se imaginarmos que um computador pessoal tem uma estimativa de vida útil de 5 anos, o iPad também pode acabar se tornando inutilizável depois de um período semelhante, principalmente por incompatibilidade de seu sistema operacional com os últimos sistemas lançados.
O iPad 1 nâo recebe mais atualizações do seu iOS já a algum tempo, portanto aplicativos lançados recentemente não podem ser instalados neste aparelho. Entretanto, isto não significa que você pode jogar fora seu aparelho, mandar pra reciclagem. Ele ainda lhe pode ser útil por um bom tempo (inclusive escreverei em breve uma postagem sobre os possíveis usos do iPad 1).

Imagine agora que você fez um reset no seu aparelho, trocou de conta da Apple, ou recebeu o aparelho usado de alguém, mas sem aplicativos instalados. O que fazer? Antigamente a única saída era fazer um Jailbreak, ou seja, instalar um sistema hackeado no aparelho pra poder instalar aplicativos sem necessidade do uso do iTunes. Mas a Apple lançou a algum tempo atrás a possibilidade de se instalar versões antigas de apps. Sorte nossa!

Quando se tenta instalar um aplicativo pela App Store, no seu iPad 1 aparecerá um aviso dizendo algo assim: “Aplicativo não compatível com esta versão do iOS” e surge a pergunta “Tentar baixar a última versão compatível?”

A partir daí é só dizer sim e esperar que a instalação ocorra corretamente. É claro que antes de tudo isto você precisa ter uma conta cadastrada na Apple Store.
Se não aparecer a opção de tentar instalar a última versão compatível, então isto significa que o aplicativo foi lançado pela primeira vez depois do iOS 6, e não existe uma vesão compatível com seu iPad.
Existe ainda a possibilidade de seu aparelho não estar conseguindo “puxar” a versão compatível. Se isto acontecer, tente conectar seu iPad a um computador com iTunes instalado, faça login na sua conta da Apple Store e faça o download dos aplicativos que você quer instalar. Depois disto, acesse a App Store pelo iPad, e tente instalar os apps. Não sei por que motivo, mas parece que desta forma funciona direitinho.
Aqui vai uma breve lista de aplicativos que ainda podem ser instalados:

  • Facebook
  • Twitter
  • Flipboard (notícias)
  • TudoGostoso (receitas)
  • Pages
  • iBooks
  • YouTube (instalar o app novo, pois o app nativo não funciona mais)

Se você conhecer outros aplicativos e jogos que ainda funcionam no iPad 1, faça um comentário, e poderemos ter aqui uma boa fonte de informação para todos usuários deste aparelho.