terça-feira, 4 de agosto de 2015

O que fazer em caso de iPad molhado?



Geralmente a primeira coisa que uma pessoa faz quando molha seu Ipad ou tablet é verificar se o aparelho ainda está funcionando. Acontece que esta primeira ação pode acabar de vez com o aparelho. Veja nesta postagem quais os passos a se tomar em caso de ter seu iPad molhado.

A questão é: Meu iPad molhou. O que devo fazer?
1.      A primeira coisa a se fazer ao se molhar o iPad é desliga-lo rapidamente, se já não estiver desligado. Não tente ligar o aparelho pra ver se ainda funciona, pois se ele estiver com seus contatos elétricos molhados, principalmente próximo à bateria, você vai terminar de destruir com seu aparelho. Para que você não chegue a perder totalmente seu Ipad, o recomendado é que não tente ligar ou pior, não coloque o aparelho para carregar.



2.      Seque externamente da melhor forma possível seu iPad com uma toalha de microfibra bem seca. Se seu iPad possui entrada para cartão SIM (internet 3G), abra a tampa na lateral esquerda que contém o SIM card e seque bem o cartão e a tampa.
3.      Para tentar tirar toda humidade interna antes de tentar ligar o iPad pela primeira vez, coloque o aparelho em um saco de arroz cru (não cozido). O arroz é um ótimo absorvedor de humidade, e deverá secar seu iPad internamente, mesmo sem contato direto com a parte interna do aparelho. Você pode adicionar também, dentro do pacote de arroz, grãos de sílica gel. Quanto mais sílica gel você tiver melhor. Deixe o iPad quieto dentro do pacote por 48 horas.
4.      Depois das 48 horas de espera, experimente ligar novamente o iPad. Se funcionar, parabéns! Conecte o iPad ao seu computador, abra o iTunes e faça uma restauração no aparelho.
 Se mesmo com o procedimento acima seu iPad não funcionou, então você ainda pode tentar enviar pra uma assistência técnica. Peça um orçamento para o serviço, antes de autorizar o conserto, pois o conserto, se for possível, pode ser caro e não valer a pena.
Cuidados Extras:
Quando o aparelho é molhado com água limpa, é mais fácil de recuperar. Mas se seu iPad foi molhado com outro líquido, por exemplo, café, suco, ou água com sal, mesmo após a secagem ele pode deixar resíduos dentro do aparelho.
Muitas pessoas utilizam o secador de cabelo para a secagem. O secador pode ser usado, inclusive antes de colocar no saco de arroz. Mas cuidado, se você for usar ele para secar seu iPad e colocar na função máxima você vai fritar o aparelho. Usar o secador não é um erro, mas também não é um dos melhores meios para isso, então se você quer usá-lo, o recomendado é que use na função mínima porque não é tão quente e vai ajudar na evaporação da água.
Não coloque seu iPad para secar no sol. O sol forte sobre o aparelho poderá danificar principalmente a bateria, com risco de explosão.
Se você pensou em desmontar seu aparelho, só faça isso se tiver experiência, e caso não tenha é melhor nem tentar desmontar. Por mais que você pense que seu iPad precisa da secagem interna, não o desmonte se não sabe fazer o procedimento da forma certa. 
Postagem escrita em parceria com o Estevão Piazza dos Santos, do blog Blog do iPad e iPhone