terça-feira, 16 de dezembro de 2014

iPad muito lento? Saiba como melhorar o desempenho do iOS 8 no seu iPad 2 ou iPad 3

ipad-lentoSe você possui um iPad 2 ou iPad 3, deve ter notado que seu iPad se tornou mais lento após a atualização do iOS 8. Aplicativos fecham sozinhos, páginas de internet no Safari ou Chrome demoram infinitamente pra carregar, jogos que antes rodavam suaves agora ficam trancando muito. São problemas que não ocorrem apenas com você. Está acontecendo com todos donos de iPad 2. Mas existem algumas dicas simples que vão melhorar sensivelmente o desempenho do seu iPad.

Quando se instala uma atualização no iPhone ou iPad, sempre se espera por novidades e melhoria de desempenho. Mas nem sempre é assim. Pra quem possui iPads mais antigos, com processadores já não tão potentes, a instalação do iOS 8 acabou por trazer problemas de desempenho, tornando o uso desconfortável e irritante.

Eu tenho um iPad 2, comprado a 3 anos, e acho que um aparelho como este deve ter mais do que três anos de uso pra se tornar obsoleto. Eu não estava satisfeito com o uso do iPad 2 com o iOS 8, e fui procurar por soluções simples que pudessem melhorar o seu desempenho.

foto

Pois bem, encontrei soluções que melhorarm tanto o desempenho que resolvi disponibilizar aos meus leitores. Vamos começar redefinindo todos ajustes do iPad para os ajustes de fábrica. Não se preocupe, você não perderá nenhum documento, aplicativo, música, ou qualquer outra coisa. Talvez tenha que fazer login novamente em alguns aplicativos, apenas.

Redefinir Todos Ajustes

A primeira ação é a que mais ajudou a melhorar o desempenho do meu iPad. Nós vamos fazer uma redefinição de todos ajustes de fábrica. Como falei, você não precisa se preocupar em perda de dados, documentos, etc. Só precisará digitar novamente a senha da sua rede wi-fi, então tenha ela em mãos após a redefinição. Se você colocou bloqueio com senha no aparelho, terá que refazer o bloqueio também. Vá em AJUSTES > GERAL > REDEFINIR > REDEFINIR TODOS OS AJUSTES. Se você usa código para desbloqueio, terá que digitar sua senha neste ponto.

redefinir

 

Eu não sei exatamente o porquê, mas parece que o fato de o iPad excluir todos pontos de wi-fi salvos, que se conectam automaticamente, torna o aparelho mais veloz.

Agora vamos reduzir um pouco as maquiagens gráficas do iPad, reduzindo transparências e movimentações 3D dos ícones:

Desligar Efeito Paralaxe

Efeito Paralaxe é aquele efeito que dá a impressão de os ícones dos aplicativos estarem flutuando sobre o papel de parede. Quando você movimenta o aparelho, os ícones se movimentam suavemente. É bem possível que no momento da instalação da atualização, seu iPad já tenha desligado a paralaxe, mas vamos conferir. Vá EM AJUSTES > GERAL > ACESSIBILIDADE > REDUZIR MOVIMENTO. Ative esta opção.

REDUZIR-MOVIMENTO

 

Transparência

Vamos agora desativar a opção transparência, substituindo a transparência em algumas áreas de aplicativos pela cor cinza claro. Não vai ficar visualemente lindo, mas vai facilitar seu uso. Vá em AJUSTES > GERAL > ACESSIBILIDADE > AUMENTAR CONTRASTE > REDUZIR TRANSPARÊNCIA. Ative esta opção.

reduzir-transparencia

 

Armazenamento

Se você estiver com pouco espaço livre no aparelho, é normal que alguns aplicativos acabem travando, fechando, etc. Veja quanto espaço você tem livre em AJUSTES > GERAL > USO > ARMAZENAMENTO DISPONÍVEL (em ARMAZENAMENTO,  não no iCloud). Clicando em GERENCIAR ARMAZENAMENTO você pode ver quanto espaço cada aplicativo está usando.

 

Dica importante: No meu iPad, o Facebook estava ocupando 1,1 GB, um espaço absurdamente grande se for ver quanto pesa o aplicativo (70 MB). Parece que muitos aplicativos vão deixando sujeiras na memória do aparelho, como postagens antigas. Para solucionar isto, você terá que excluir o Facebook do aparelho e instalar novamente. Depois volte a conferir o uso de espaço do Facebook no seu iPad.

Veja se você tem excesso de fotos, filmes e livros armazenados no seu iPad. Talvez você precise transferir algumas coisas pra um computador pra liberar espaço.

 

Delete Aplicativos Que Você não Usa

Quem costuma baixar aplicativos para experimentar sempre tem algumas dúzias de aplicativos instalados e nunca utilizados. Se você é um desses, como eu, revise seus aplicativos pelo menos uma vez a cada três meses, e delete aqueles que você nunca usou neste período. Aplicativos que foram comprados no iTunes não são perdidos. Se um dia você precisar novamente, pode baixar sem custos.

Como proteger seu iPad e seus dados em caso de roubo

 

O Que NÃO Adianta Fazer

Muita gente fecha todos aplicativos de tempos em tempos, clicando duas vezes no botão HOME e arrastando os apps pra cima. Mas você não precisa fazer isto, pois fechar os aplicativos não torna o iPad mais rápido. É um costume de usuários de computadores, principalmente Windows. Já foi provado que os aplicativos abertos em background são espertos o suficiente para não consumir processamento. Se um aplicativo trancar, aí sim você precisará fechá-lo para reiniciar.