quarta-feira, 10 de setembro de 2014

iOS 8: O que temos de novo para o iPad no dia do lançamento do Apple Watch e do iPhone 6

ios-8-iconOntem a Apple anunciou seu novo produto, o Apple Watch, que deve estar disponível para venda no início de 2015. Foi feita a apresentação também do iPhone 6, em duas versões. Mas da apresentação de ontem, o que podemos retirar de interessente para os donos de iPads?

A apresentação da Apple na tarde de ontem não trouxe praticamente nada de novidade, todos já sabiam o que seria apresentado. Ainda não se sabia como seria o design dos relógios, mas já se conheciam os possiveis recursos disponíveis. Acesso a redes sociais, envio de mensagens e, principalmente, monitoramento de gastos calóricos durante exercícios físicos e distância percorrida, mostrando que o smartwatch chega para ser muito útil para atletas profissionais ou corredores de fim-de-semana.

Watch

Para o iPhone, temos agora dois tamanhos diferentes, os dois maiores que o iPhone 5, mas mais finos. Temos melhores recursos de hardware, com processadores mais velozes, câmeras melhoradas e telas de alta resolução. Foi lançada como grande novidade a possibilidade de se fazer pagamentos de forma eletrônica através do Apple Pay, um aplicativo que possibilita cadastarmos todos nossos cartões de crédito com segurança para fazer pagamentos em lojas físicas ou virtuais de forma muito ágil.

iphone-6

E para os iPad, o que isto vai influenciar?

Bom, diretamente, a grande influência vem de um anúncio discreto durante a keynote de ontem: o lançamento do iOS 8. Sim, parece que estamos a tão pouco tempo usando o iOS 7, e já temos um sistema operacional novo, como data de lançamento para 17 de setembro, semana que vem.

Na verdade, o novo sistema operacional não virá com novo visual, apenas conterá os novos recursos necessários para se interagir com o Apple Watch e o iPhone 6. A boa notícia é que o iOS 8 poderá ser instalado no iPad 2. Apenas a primeira versão do iPad não poderá ser atualizado, coisa que já havia ocorrido na última atualização.

No iPad, será interessante poder abrir os resultados de uma corrida com o Apple Watch e verificar nosso rendimento comparado às corridas anteriores. Esses recursos novos do relógio estarão abertos aos desenvolvedores de aplicativos, então imagine aplicativos sendo criados para integrar esportistas para comparação de resultados, etc.

iCloud Drive

Teremos também no iOS 8 a inclusão do aplicativo iCloud Drive, um aplicativo muito útil para armazenarmos arquivos de todo tipo para transferência entre dispositivos (iPad, iPhone e Mac):

icloud-drive

 

E mais uma coisinha:

Junto com o lançamento do iPhone 6, foi feito o lançamento do novo álbum do U2 – Songs of Innocence, e o melhor: ele está disponível gratuitamente para todos usuários cadastrados na iTunes para baixar ou pra ouvir via streamming. Então, se você é fã de U2, corra baixar as músicas:

U2-disco-novo

Baixar músicas do álbum Songs of Innocence