terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Os 20 melhores jogos grátis do último semestre

Em junho eu escrevi uma postagem com os 20 melhores jogos grátis para iPad. Foi uma lista montada a partir de outras listas de jogos criadas em outros sites, com os jogos testados por mim, e a adição de minhas preferências pessoais. Seis meses depois, novos bons jogos surgiram e fizeram sucesso, e alguns mereciam entrar na primeira lista, e estarão nesta segunda edição. Desta vez a lista foi criada a partir dos jogos que eu mesmo experimentei e aprovei. Procurei criar uma lista com jogos para diferentes gostos, e diferentes idades, então é muito provável que você não goste de alguns dos jogos na lista.

Assim como na outra lista de jogos, eu escolhi 20 jogos porque é o número de aplicativos que cabem em uma pasta no iPad, assim você pode ter todos estes jogos organizados no seu aparelho. A lista está organizada em ordem alfabética, e não em ordem de qualidade. Então vamos à lista:

1 - Apalavrados: este jogo, conhecido em inglês por Angry Words, é a versão digital de um clássico jogo de tabuleiro para duas, três ou quatro pessoas. Na versão digital jogamos apenas com dois jogadores, mas a diversão é a mesma. Devemos formar palavras utilizando as sete letras disponíveis para cada jogador, cada letra tem sua pontuação. Excelente jogo para se fazer novos amigos, pois ele possui chat para bater papo.

2 - Carma Free: é a versão gratuita do Carmageddon, um dos jogos mais polêmicos da história dos video-games, ao lado de GTA. Neste jogo de corrida você corre contra o tempo para chegar em primeiro, e atropelar pedestres lhe dará mais tempo na corrida.

3 - Clash of Clans: foi um dos jogos que mais recebeu investimento em publicidade este ano, provavelmente você já viu um anúncio dele dentro de outro aplicativo. E vale a pena mesmo experimentar, o jogo é do estilo de Age of Empires, você deve construir sua cidade, coletar moedas e elixir para criar tropas e atacar outras cidades, de jogadores reais. Entre num clã ou crie seu próprio para fazer amigos!

4 - Contract Killer 2: De uma série de 4 jogos, incluindo jogos com zumbis, Contract Killer é um jogo de tiro onde você deve passar por missões de assassinatos sob encomenda, realizados por tiros de longo alcance ou lutas corporais. Bons gráficos para um jogo gratuito!

5 - CSR Racing: A modalidade de jogo que eu mais gostava quando jogava Need for Speed Underground era o modo drag. Não fica difícil imaginar que CSR Racing foi meu jogo favorito por alguns meses. O engraçado foi que quando eu enjoei do jogo e desinstalei, lançaram o modo multiplayer, que deve tornar o jogo ainda mais divertido.

6 - Eternity Warriors 2: se seu estilo de jogo preferido for de luta estilo RPG, você vai gostar de Eternity Warriors 2. Nele você tem que matar novos monstros a cada fase, e vai encontrando equipamentos para ficar mais forte pelo caminho.

7 - Extreme Road Trip 2: este foi outro jogo que comeu uma boa parte do meu tempo livre no segundo semestre de 2012. Imagine que o pedal do acelerador do seu carro trancou no fundo, e você está sem freio. O que fazer? Tentar dirigir até onde conseguir, por entre montanhas e obstáculos, tentando sempre pegar mais combustível nos tonéis encontrados pelo caminho (porque você não quer parar o seu carro).


8 - Fishing Superstars: já falei sobre Fishing Superstars antes, é um jogo de pescaria onde se lança a linha com o movimento do iPad, e após fisgar o peixe, torça para ter um equipamento confiável e forte, e cuide para não deixar o peixe fugir, nem tencionar demais a linha pra não arrebentar. Neste jogo você pode adicionar amigos para comparar os tamanhos dos peixes fisgados.

9 - Happy Street: numa seleção com 20 jogos, tenho a obrigação de colocar jogos para diferentes gostos e idades. Pois Happy Street é um belo jogo para os pequenos. Nele você contrói seu vilarejo e assim novos amigos aparecerão para morar nele.

10 - Hay Day: Mais um jogo que investiu pesado em propaganda, assim como o Clash of Clans, e que merece aparecer na lista dos melhores jogos grátis do semestre. É um jogo de fazendinha, muito popular desde a época do Orkut, e que continua muito popular até para quem usa O Facebook, pois este tipo de jogo se encontra disponível nas redes sociais. Mais um jogo para os baixinhos.

11 - Hero Academy: este jogo é uma mistura do nível de raciocínio de um jogo de xadrez, com a mecânica de um jogo de RPG por turnos. Você deve se movimentar estrategicamente para liquidar com seu adversário, em jogos contra outros jogadores do mundo todo.

12 - Hobbit - Kingdoms of Middle Earth: mesmo estilo de jogo de Clash of Clans, já citado aí em cima, mas um pouco mais complexo. É o jogo para os fãs de Tolkien, mas também para quem gosta de jogos do estilo de Age of Empires, com lutas contra outros players e formação de alianças.

13 - KungFu Taxi: o tipo de jogo ideal para quem não tem muito tempo para jogos mas gosta de relaxar com um joguinho casual de vez em quando. Você dirige um taxi chinês e deve buscar passageiros por entre os obstáculos das conturbadas ruas da cidade.

14 - My Singing Monsters: outro jogo que já foi apresentado aqui no blog. Nele você deve criar uma orquestra de monstros, cada monstro emite um som ou toca um instrumento diferente. O interessante neste jogo do tipo fazendinha é que de acordo com a visualização que você tem de seus "mundos", a música vai mudando. Use fones de ouvido no seu iPad para ouvir o interessante som estéreo que é produzido no jogo!

15 - No Zombies Allowed: este ano surgiram bons jogos de zumbis, e este foi um deles. Muito criativo, nele você vai criar sua cidade e construir barricadas para protegê-la dos zumbis. Construa sua cidade do zero, a partir de uma cidade destruída, e acabe com os zumbis! Você pode procurar por itens em pontos reais da sua cidade, localizados no Google Earth.

16 - Real Football 2012: talvez este seja o jogo mais polêmico da lista, pois a necessidade de os jogadores descansarem a todo momento, e o excesso de contusões fazem com que possamos jogar apenas uma ou duas partidas por dia. Os comandos do jogo também não são tão bons quanto os do FIFA 13, mas pelo menos é gratuito. E claro, eu queria colocar um jogo de futebol nesta lista.

17 - Road Warrior: joguinho viciante de corrida multiplayer com tiro. Vença emocionantes corridas para anuar uma grana e comprar carros mais fortes e carregados de munição. Um dos melhores jogos para iPad na minha opinião. Pode ser jogado sozinho ou online contra outros jogadores.

18 - Song Pop Free: descubra as músicas que tocam, o mais rápido possível, e mostre aos seus amigos que você conhece tudo de música! São diferentes estilos musicais para você desafiar seus amigos e conhecer o nome daquela música que você ouve de vez em quando no rádio. Ao jogar você ganha moedas para acumular e poder "comprar" mais estilos musicais.

19 - Subway Surfers: este é um jogo que vai exigir de você muito reflexo para percorrer trilhos e tetos de trens sem esbarrar nos obstáculos. É um dos estilos de jogos que mais fazem sucesso no iPad, e Subway Surfers é um dos melhores exemplares deste estilo.

20 - Zombiewood: jogos que se desenvolvem através de missões me atraem muito, e este é o caso. Em Zombiewood, da Gameloft, você deve matar zumbis a rodo para passar fases em um ambiente cinematográfico onde você é o ator principal.