sábado, 1 de dezembro de 2012

Lançado o iTunes 11! Aprenda como acessar e sincronizar seu iPad

80-x-80A Apple havia noticiado em uma carta à imprensa que lançaria o iTunes 11 em outubro, mas este lançamento foi atrasado até ontem, dia 29 de novembro. Instalei hoje e fiquei agradavelmente surpreso com o estilo limpo do software. Mas de cara tive um pequeno problema: não encontrava como acessar meu iPad após conectá-lo ao computador. Depois de descobrir, resolvi escrever esta postagem ensinando.

O iTunes 11 está realmente muito bonito e limpo. A tela cheia, sem as laterais, me deu a impressão de estar usando um Mac, apesar de ser dono de um Sony Vaio. Se você estiver visualizando os álbuns e clicar em cima de um album que você tenha a capa, aparecem as músicas sobre um fundo na cor mais destacada no album. Veja imagem abaixo:

albuns

Se você você observar no canto superior direito da imagem acima vai encontrar um botão que dá acesso ao iPad. Pois não foi o que eu encontrei na primeira vez que usei o novo iTunes. O botão não existia, e tive dificuldades ao procurar um meio de acessar o iPad. Pois bem, se isto também está acontecendo com você, faça o seguinte:

1 – Clique no botão superior esquerdo do iTunes, como mostra a imagem abaixo, e selecione a opção “Mostrar Barra de Menus”.

botao

2 – Agora Clique em “Visualizar” e depois em “Mostrar Barra Lateral”:

itunes-com-ipad-3

Se seu iPad estiver conectado, seu iPad vai aparecer aí! Se você não gostou do novo estilo do iTunes, pode manter a barra lateral esquerda sempre visível, ou pode alternar em visualizar e ocultar usando as teclas Ctrl + S.

Agora experimente clicar sobre seu iPad e depois ocultar a barra lateral com Ctrl + S. É assim que o seu iPad apareceria logo de cara se o botão tivesse aparecido no início. Mas não se preocupe, depois que você segue este procedimento, o botão aparecerá nas próximas vezes que você conectar seu aparelho.

ipad-itunes-11

Veja que se abre um menu superior com cada uma das categorias de conteúdo: Aplicativos, Música, Filmes, Podcasts, Livros e Fotos. Agora você pode escolher o que vai ser sincronizado, selecionando nas opções de cada categoria. Selecionando aplicativos e descendo a tela um pouco se têm acesso aos aplicativos que aceitam transferência de arquivos pelo iTunes. Este recurso é desconhecido de muitos desde as versões anteriores do iPad, mutas vezes não nos damos conta que a página possui uma barra de rolagem:

aplicativos-documentos-ipad

Agora clique em “Concluído”, na lateral direita, e note que seu iPad ainda está conectado visualizando o botão do iPad na lateral direita da tela.

E os aplicativos salvos no computador, como tenho acesso a eles?

Simples! Veja que na lateral esquerda superior existe um botão de seleção. Provavelmente para você está selecionada a opção “Música”. Clique no botão e selecione “Aplicativos” (ou Filmes, Podcasts, Livros…)

aplicativos-no-itunes-11

Espero ter ajudado você em alguma dificulade inicial com o iTunes 11. Se houver alguma dificuldade, deixe um comentário!

Leia também: Pequenas dicas para amenizar a dificuldade inicial no uso do iPad