sábado, 22 de dezembro de 2012

Como proteger seu iPad e seus dados em caso de roubo

O “Buscar” é uma função que foi introduzida no iOS 4.2 e é muito útil se você perder ou ter seu iPad roubado, porém, caso não esteja bem configurado, qualquer pessoa com o mínimo de noção de iOS pode apagar a sua conta ou desativar o serviço de localização e você nunca mais verá seu aparelho.



Este tutorial tem o objetivo de ensinar ao leitor como bloquear o acesso de qualquer pessoa a fazer modificações na conta ou no serviço de localização, sendo possível rastrear o iPad em caso de perda/roubo.

PASSO 1: Verificar se a função “Buscar” está ativa no seu iPad

Para isso, você deve ir em Ajustes>iCloud. Caso esteja com a chave desligada, ative, como na imagem abaixo.

image



PASSO 2: Ativar Restrições

Com o ˜Buscar iPad” ativado, é hora de ativar as restrições, caso você não tenha ativado ainda, é muito simples, é uma senha de 4 números que dá acesso apenas a quem possua a senha fazer modificações nas áreas em que você restringiu.

Vá em Ajustes>Geral>Restrições. Se estiver desativado, na parte superior estará “Ativar Restrições”, como na foto abaixo, e se você já tinha ativado, apenas vai pedir a sua senha.

image



PASSO 3: Não permitir alterações na conta e serviços de localização

Ativado as restrições, o próximo passo é bloquear o acesso a modificações da conta e serviços de localização, fazendo isso, caso seu iPad seja roubado, é possível rastreá-lo através do www.icloud.com ou atrávés do app “Buscar” se tiver outro iGadget, pois não há desativar o serviço de localização e nem apagar sua conta.

O bloqueio do serviço de localização é feito da seguinte maneira: Ajustes>Geral>Restrições>Privacidade>Serv. Localização.

Ao abrir o “Serv. Localização” Marque a opção “Não Permitir Alterações”. Para o bloqueio da conta, o passo é: Ajustes>Geral>Restrições>Permitir Alterações>Contas.

Ao abrir o “Contas” marque a opção “Não Permitir Alterações”.

image

Agora você terá uma chance de encontrar seu iPad em caso de roubo, mas cuidado, pode ser perigoso tentar encontrar ele sozinho. Em caso de roubo, comunique à polícia o roubo, registrando um boletim de ocorrência, e mencione o recurso "Buscar iPad”, e eles poderão lhe ajudar.

Ainda, para evitar que ladrões tenham acesso a dados importantes dentro de aplicativos seus, como notas importantes no app Notas, você pode configurar também uma senha para liberação do uso do iPad. Vá em Ajustes>Geral>>Bloqueio por Código para criar uma senha de desbloqueio do uso do iPad. Sempre que seu aparelho entrar em estado de espera, será solicidada a senha para ser reutilizado.



Considerações Finais:

1) Pronto! Agora seu iPad está protegido e em caso perda ou roubo, você consegue achar através dessa funcionalidade do iOS. 2) Antes de seguir esse tutorial, é recomendado já ter configurado todas as suas contas e ajustes. 3) Em iPads sem 3G, o “Buscar” só funciona quando conectado wi-fi, pois não possui GPS integrado. 4) Sempre que necessitar fazer alguma alteração nas contas ou permitir que algum aplicativo use o GPS, basta desativar esse bloqueio, fazer as alterações e ativar o bloqueio de novo.

Postagem escrita pelo nosso colaborador Marcelo A. de F. G. da Conceição.