quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Filemaker é uma elegante solução para visualizar e editar bancos de dados no iPad

filemaker-iconProcurando para um banco de dados para cadastrar clientes da sua empresa? Ou quem sabe um banco de dados para cadastrar todos filmes da sua locadora? Ou todas receitas do seu restaurante? Com o Filemaker isto tudo é possível. O software, que está disponível tanto para Mac quanto para WIndows, possui versão para iPad, uma versão limitada apenas para visualização e adição de novos ítens.

Filemaker é uma família de softwares de banco de dados muito útil, com pacotes para pequenas empresas, usuários pessoais, e até versões com servidores para sincronizar todas informações entre as diferentes plataformas. Um ítem adicionado a um banco de dados no iPad pode ser atualizado no servidor, e consequentemente no seu computador.

filemaker-image-1

Para quem não tem certeza da funcionalidade deste banco de dados, pode instalar ele e utilizar por um tempo inicial de teste.

A versão para iPad se chama FileMaker Go 12, e é muito fácil de utilizar. Como eu falei, não é possível criar um novo banco de dados com ele, mas se pode utilizar bancos de dados previamente construídos, e o melhor, é gratuito!

filemaker-screen-1

Eu conheci o FIleMaker através do Felipe Duarte, que trabalha desenvolvendo bancos de dados no FileMaker e escreve um blog exclusivamente sobre o FileMaker, ensinando a utilizar o software. O Felipe também produziu e disponibilizou um exemplo de banco de dados em seu blog de um caderno de receitas, o CookBook.

IMG_0805

FileMaker Go 12 é gratuito e pode ser encontrado na App Store clicando nas imagens desta postagens. Excelente para construir seus catálogos, organizar sua coleção de CDs e cadastrar seus clientes!

5-estrelas

DISPONIVEL-NA-APP-STORE