sábado, 27 de outubro de 2012

iPad 4 e iPad Mini serão compatíveis com a rede 4G no Brasil

4G-iconeVocês lembram a confusão que deu no lançamento do iPad 3 na Austrália? O tablet dizia possuir receptor para 4G, mas não funcionava no sistema de 4G daquele país. Se já tivéssemos 4G no Brasil, o iPad de terceira geração também não funcionaria, recebendo apenas dados na banda do 3G. A Claro possui planejamento para implantar o 4G até abril de 2013 em algumas das capitais que sediarão a Copa do Mundo de 2014, e até o final do mesmo ano outras tantas capitais brasileiras. E o Aplicativos iPad fomos atrás para descobrir se o iPad 4 e o IPad Mini vai ser compatível com as frequências do 4G no Brasil.

A Claro lançou um hotsite para explicar o que é exatamente a tecnologia 4G, tecnologia que a Claro está trazendo para o Brasil com o nome de Claro 4G Max. Como detentora do maior lote de frequências, a Claro tende a se tornar a principal fornecedora do serviço de internet 4G no Brasil.

claro-4G-1

A tecnologia 4G, que começará a ser instalada no início do ano que vem, permite uma velocidade de conexão de até 100 Mbps, velocidades realmente surpreendentes para dispositivos móveis, permitindo carregar páginas pesadas da internet muito rapidamente e assistir vídeos em alta definição mesmo estando fora de hotspots de wireless.

Conhecida como quarta geração, o 4G é uma tecnologia que permite velocidades bem maiores que as atuais, tanto em voz quanto em dados. O termo 4G virou um sinônimo para LTE (Long Term Evolution), que pode ser traduzido como Evolução de Longo Prazo. Atualmente, é o mais moderno padrão da tecnologia de redes de celular. A vantagem sobre outros padrões que concorriam para suceder o 3G no Brasil é que ele pode ganhar pequenas atualizações na rede para alcançar velocidades cada vez mais altas, próximas à banda larga fixa, ao longo do tempo.

Nós fizemos então uma busca no site da Apple, e como ainda não temos informações sobre o ipad 4 nem o iPad Mini nas lojas brasileiras, procuramos também na loja americana. Mesmo assim não ficou claro que o 4G seria compatível com redes 4G fora dos EUA.

Fazendo uma busca pela internet para conhecer melhor a confusão que aconteceu na Austrália, com o governo Australiano inclusive pedindo à Apple para retirar a referência ao 4G em suas embalagens, foi que eu encontrei alguns websites, incluindo o CRN, um website de um canal de televisão australiano, informando que sim, o iPad 4 e o iPad Mini vai funcionar na rede 4G daquele país. Com isso podemos concluir que a Apple está lançando os novos modelos adaptados às redes de cada país.

ipad-mini

Leia mais informações no hotsite da Claro 4G : http://4g.claro.com.br/

selopubli180x150