terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dicas para aproveitar melhor os recursos do iCloud

icloud-iconeVocê já deve conhecer ou pelo menos já ouviu falar do iCloud. Muitos sabem que existe, mas nunca usaram, outros já acessaram o website, mas nunca voltaram a utilizar. Pois hoje quero mostrar alguns recursos do iCloud que talvez você desconheça, e que podem facilitar o seu dia-a-dia.

O iCloud é um sistema criado pela Apple para armazenamento e transferência de documentos e fotos na nuvem, ou seja, você pode ter acesso a esses documentos em qualquer lugar a partir do iCloud. Mas o iCloud é muito mais que isso, você pode utilizá-lo para ter acesso aos seus compromissos, e-mails da conta @me, suas imagens e seus apontamentos no calendário.

Tendo um notebook e um iPad, eu tenho sempre que escolher um ou outro para carregar para o trabalho, pois meu notebook já é pesado demais para ficar carregando. Se eu carregasse mais o iPad e os livros todos os dias, em um ano eu teria sérios problemas na coluna. Eu uso o iPad para fazer anotações importantes no aplicativo Notas, e sinto muita falta do iPad quando eu preciso anotar um compromisso. É aí que entra os serviços do iCloud.

Vamos fazer um levantamento dos recursos mais interessantes deste serviço que a Apple nos oferece de graça:

Para começar, experimente acessar o iCloud pelo website https://www.icloud.com/. Coloque seu usuário e senha da Apple para configurar sua conta.

icloud-1

Segundo passo: entre pelo iPad em Ajustes e procure pelo ícone do iCloud no menu lateral:

2012-10-09-16.05.05

Veja se todos os recursos do iCloud estão ativos, se não tiverem, ative! Quando conferi meus aplicativos ativos hoje, descobri que o aplicativo Notas não estava ativo, e por isto não sincronizava no website do iCloud:

2012-10-09 16.02.07

Terceiro passo: Se você atalizou seu iTunes para a versão 10.7, provavelmente foi perguntado se queria instalar também o Painel de Controle do iCloud. O Painel de Controle do iCloud serve para sincronizar dados entre seu PC e seu iPad: seus favoritos do Internet Explorer, contatos e agenda do Outlook, e suas fotos do iPad para seu PC e vce-versa.

Procure pelo Painel de Controle do iCloud no seu PC caso você o tenha instalado e configure pra começar a instalação. Se não instalou e quer instalar agora, clique neste endereço: http://support.apple.com/kb/DL1455?viewlocale=pt_BR&locale=pt_BR. Este link leva ao arquivo de instalação do Painel de Controle do iCloud para Windows.

Ao configurar o Painel de Controle do iCloud, o programa vai criar uma pasta dentro da pasta Imagens do seu computador para sincronizar suas fotos e outras imagens do iPad automaticamente.

Cada usuário possui uma conta no iCloud associada à sua conta na Apple, e no iCloud cada usuário tem um limite de 5GB de espaço para armazenamento. Usuários antigos podem ganhar até 20GB de graça. Se você precisar de mais espaço ainda pode contratar o serviço pagando uma taxa.

Ao acessar o iCloud pelo seu PC, você encontrará uma tela como esta:

icloud-2

São os recursos disponíveis no navegador. Veja para que serve e como utilizar cada um deles nos tópicos abaixo. Para maiores explicações, você pode clicar no botão de ajuda licalizado no canto superior dreito do site do iCloud.

  • No Mail, você tem acesso aos seus e-mails do @me (antigo @icloud, que agora não existe mais). Pode ler os e-mails e também escrever.
  • No aplicativo Contatos, você terá acesso aos contatos que você adicionou no iPad, mas aqui não aparecerá seus contatos de outros serviços, como Facebook e Yahoo, como aparece no aplicativo Contatos do iPad.
  • Nos aplicativos Calendário, Nota e Lembretes, você pode adicionar compromissos, aniversários e datas importantes, bem como tarefas a realizar, ou anotações sobre idéias para um livro, por exemplo. Tudo que você adicionar pelo navegador será sincronizado com seu iPad.

icloud-4

Aplicativo Lembretes aberto no iCloud

  • No aplicativo Buscar meu iPhone, você pode localizar seus aparelhos, tanto, iPhone como iPad. Você nunca mais vai perder seus aparelhos em casa. Se perder, pode pedir pra ele emitir um som através deste aplicativo. Se seu aparelho estiver ligado, claro. Este aplicativo pode ser útil pra descobrir onde está seu aparelho caso ele seja roubado, também.
  • No iWork, você tem acesso a todos os documentos criados por você no Pages, no Keynote ou no Numbers. Você pode transferir do iCloud pro seu PC ou fazer o caminho inverso, inclusive de documentos do pacote Office (Word, Excel e Power Point). O iCloud converte os documentos do Word para poder abrir no Pages.

Se você é professor você pode, por exemplo, armazenar todas suas apresentações no iCloud, e conseguirá abrí-las tanto no iPad, para estudar o material e editar, quanto nos computadores da escola/faculdade onde você leciona.

icloud-3

iWork no iCloud

  • Pra adicionar documentos a partir do seu computador no iWork é só arrastar para a área cinza na tela. Você também pode criar pastas, organizando assim seus documentos. Para criar pastas basta arrastar um documento sobre o outro.