sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Tutorial básico: como instalar aplicativos no iPad

App-Store-IconGente, hoje eu vou pedir licença aos leitores habituais do Aplicativos iPad, acostumados a baixar aplicativos todos os dias, para ensinar os novos donos de iPads a instalar aplicativos. Acontece que uma das postagens mais populares do blog ainda é a que ensina a criar uma conta na Apple Store americana. São muitas pessoas que chegam ao blog procurando não criar uma conta americana, mas uma conta brasileira mesmo.

Para quem não chegou a pegar este tempo, antes nós não tínhamos jogos na Apple Store brasileira, então muitos brasileiros criavam contas na Apple Store americana só para baixar jogos. Nesta postagem eu expliquei como fazer isto.

 
Agora podemos deixar pra lá as complicadas explicações de como criar conta na loja americana, criaremos na loja brasileira. Antes de mais nada uma explicação: não há maneiras de baixar aplicativos para o iPad sem criar uma conta, a menos que você faça jailbreak no seu aparelho.
A primeira coisa que um recém comprador de iPad deve fazer é instalar o iTunes no seu computador, se você não for o feliz dono de um computador da Apple. Os PCs da Apple já vêm com o iTunes instalado, mas você pode instalar o programa em qualquer PC ou notebook. Para baixar e instalar, clique aqui. O iTunes não é obrigatório para poder baixar aplicativos, pois podemos criar uma conta diretamente do iPad. Mesmo assim eu aconselho a instalação do iTunes, pois ele será o canal de transferência principal de documentos e músicas entre seu PC e seu iPad.
O iTunes era antigamente um programa apenas para compra e transferência de músicas do PC para o iPod, com um organizador e player de músicas mp3. Hoje ele inclui também a loja de aplicativos (App Store), loja de filmes e loja de livros. Todas estas lojas ficam dentro do iTunes Store, e é dentro do iTunes Store que criamos nossa conta na Apple. Procure na barra lateral esquerda a iTunes Store e clique.
itunes-store
Depois de entrar na iTunes Store, note que logo abaixo do menu cinza superior há uma barra de cor cinza escuro. Este menu muitas vezes não é percebido pelo novo usuário. É alí que alternamos entre as lojas da Apple. Clique em App Store para ver os aplicativos oferecidos na página principal. Ao entrar na App Store aparece ainda um pequeno menu acima da tela que separa os aplicativos do iPhone dos apps para iPad. Agora clique em “Iniciar Sessão” na lateral da barra cinza escuro (veja na imagem abaixo).
itunes-store-2
Vai aparecer uma caixa para preencher as informações de login. Se você não criou uma conta na App Store pelo próprio iPad no momento do primeiro uso, clique em “Criar ID Apple”. A página vai mudar. Clique em “Continuar”, clique no botão para aceitar os termos e condições do contrato da conta e em “Concordar”. Você vai entrar em outra página, para preencher seu e-mail e criar uma senha:
itunes-store-3
Sua conta será sempre vinculada ao seu e-mail escolhido, seu e-mail será o nome de usuário. Escolha uma senha que contenha letras e números, coloque informações de segurança para o caso de esquecer a senha, coloque um endereço opcional de recuperação da conta e a data de nascimento. Dê um continuar.
Depois você será convidado a preencher o nome completo, endereço e as informações de um cartão de crédito para comprar aplicativos. Neste ponto você pode escolher colocar “Nenhum” para o cartão, e mesmo assim poderá abrir as informações da conta para colocar o número do cartão quando quiser comprar um aplicativo.
Depois é só clicar em “Verificar conta”, e esperar por um e-mail para verificação do e-mail fornecido. No e-mail, clique no link de verificação e pronto! Agora você já tem uma conta na App Store e pode baixar aplicativos.
Faça login na sua conta pelo iTunes e pelo iPad, assim você poderá sincronizar os aplicativos do seu iPad com o PC. Para fazer login no iPad, abra o aplicativos “Ajustes”, e depois selecione “Loja”. Os aplicatvos baixados no iTunes pelo iPad serão automaticamente salvos no seu PC como forma de salvar um backup.
Se você baixar um aplicativo pelo iTunes no computador, vai precisar conectar o iPad no USB do PC para transferir o app. O seu iPad vai aparecer na barra lateral esquerda do iTunes, e seus aplicativos baixados aparecerão em “Aplicativos”, no mesmo menu. É só abrir o menu de aplicativos e depois arrastar seus aplicativos baixados, com o mouse, até o seu iPad.
É possível fazer esta transferência via Wi-Fi. Veja como fazer isto nesta postagem:
Espero que esta postagem tenha sido útil a você. Continue acompanhando as postagens do nosso blog pelo Facebook:
https://www.facebook.com/AplicativosIPad