quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Saiba como instalar o iOS 6 e conheça as novidades para seu iPad (Atualizado)

iOS-6Gente, estes últimos dias estão corridos. Já não basta a correria no meu trabalho, o lançamento do novo sistema operacional nos iDevices causou uma enchurrada de atualizações em diversos aplicativos. Faço agora uma breve explicação sobre como instalar o iOS 6 e um levantamento das novidades do iOS 6 para iPad, para que você fique por dentro de tudo que foi modificado.

Ontem, 19/09 foi disponibilizado a todos o iOS 6, uma atualização dos sistemas operacionais dos iPhones e iPad. Os aparelhos que receberam a atualização foram o iPod Touch 4a geração, iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPad 2 e o Novo iPad. Obviamente o iPhone 5 já virá com o novo sistema.

Ao atualizar, todos os seus documentos, fotos, vídeos e músicas são preservados, você não vai perder nada, a menos que a instalação falhe. Para evitar qualquer problema, tenha certeza de que seu iPad tenha pelo menos 40% de bateria antes de começar a atualização. Para atualizar, basta plugar seu iPad no USB do computador, abrir o iTunes e clicar sobre o seu iPad na barra lateral esquerda. Vai aparecer a sua versão do sistema e a possibilidade de atualização.

ATUALIZAR-iOS-6

Quando você clicar em atualizar, o iTunes vai começar a baixar o arquivo de instalação, e isto pode demorar até uma hora, dependendo de sua conexão. Observe o indicador do tempo restante bem acima no iTunes. Dependendo do tempo que levar pra baixar, vale a pena você desconectar o iPad e desligar pra economizar bateria. Mas não esqueça de reconectar antes de a instalação propriamente dita começar.

No processo de instalação, seu iPad vai desligar e ligar novamente. Aí você vai enxergar a imagem de um cabo USB e o símbolo do iTunes, pedindo par você conectar seu iPad, mas você já deve ter feito isto. Espere mais alguns minutos e seu aparelho estará pronto para configurar o “primeiro uso”.

2012-09-19 15.30.02

O iOS 6 não traz grandes novidades, e neste sentido quem possui o iPad 1 não está perdendo muita coisa – esta modificação de sistema não é motivo para você comprar um aparelho novo.

Agora vamos às novidades encontradas no iOS 6. Na minha opinião a principal novidade é a função “Não Perturbe”, que pode ser acessada nos Ajustes. Com ela, você poderá usar o iPad para trabalhar sem ser incomodado por notificações para lhe distrair. Esta função também bloqueia chamadas no Facetime e avisos de Mensagens.

nao-perturbe

Outra modificação foi no aplicativo Mapas. Agora o app não utiliza mais os serviços do Google Maps, detalhe que desagradou muitos usuários. A qualidade dos mapas do Google é melhor, visto que a empresa trabalha na área a mais de 10 anos. Ao procurar minha casa no mapa da Apple no modo satélite, aparecem nuvens no local, enquanto que o Google conseguiu a bastante tempo otimizar suas imagens via satélite para eliminar as nuvens.

2012-09-20 02.53.29

Nos mapas do novo aplicativo também não temos o Street View, mas temos uma melhoria: agora temos a navegação por voz em itinerários, isto significa que podemos usar o iPad como um GPS. Dizem que a navegação utiliza a voz da Siri para a navegação. Eu tenho o iPad 2, que não tem Siri, então estou querendo testar logo a navegação, pra ver se funciona. Você já usou? Funcionou? Deixe um comentário!

Outra mudança foi a eliminação do aplicativo do YouTube como app nativo, mostrando que a Apple está claramente procurando se tornar totalmente independente dos serviços da Google. A Google, entretanto, já desenvolveu um aplicativo para iPhone, e deve lançar uma versão para iPad no próximo mês. Aliás, deve ser lançado também um Google Maps pela Google para iPad, sendo que já existe o Google Earth. Enquanto o YouTube não é lançado, você pode acessá-lo diretamente do navegador.

O iOS 6 inclui também o aplicativo Relógio, um app muito bonito que inclui a hora certa em diferentes cidades do mundo, além de alarme, cronômetro e timer. Para adicionar mais que seis cidades, é só deslizar os relógios da direita pra esquerda. Não são muitas as cidades disponíveis, mas temos algumas capitais brasileiras (como é que não tem Porto Alegre?).

2012-09-19 16.33.49

O alarme do aplicativo Relógio é muito bom, você pode colocar músicas de sua biblioteca para tocar, mas também tem uma lista de sons de alarme que mais parece uma coleção de sons de um sonoplasta.

No Game Center agora podemos desafiar os amigos a completar as proezas, e o melhor, desta forma podemos enviar mensagens. Vai ficar muito mais divertido jogar com os amigos... Para enviar mensagens, vá em jogos, selecione uma proeza e depois toque em desafiar amigos. É possível também curtir os jogos no Facebook diretamente do Game Center, mostrando a maior integração do iOS com o Facebook.

2012-09-20 15.46.05

Temos também pequenas novidades no Safari. Um botão com o símbolo do iCloud mostra as suas páginas abertas em outros dispositivos (iPhone, por exemplo) e agora podemos salvar páginas numa lista de leitura para leitura offline, como já faziam outros aplicativos.

No app Mail, temos agora na Caixa de Entrada a categoria VIP, onde podemos cadastrar os contatos mais importantes para dar prioridade na hora da leitura dos emails. Ao escrever um email, agora é possível usar fontes em negrito, sublinhado e itálico, além de alinhar o texto como citação, em diferentes níveis, como lembrou nossa amiga do Twitter Ize, aí em baixo, nos comentários.

Como eu falei anteriormente, foram umas pequenas modificações que agradaram aos usuários na maioria, com exceção talvez do Mapas, mas que não chegam a ser determinantes para quem tiver o iPad 1 querer trocar de aparelho, a não ser que o façam para aproveitar os recursos da Siri e a tela Retina disponível no Novo iPad.

O que você achou da atualização? Comente!