sábado, 25 de agosto de 2012

Museu de Design de Londres expõe 59 de suas peças em aplicativo para iPad

design-museum-iconeO aplicativo gratuito Design Museum é um catálogo muito bem produzido que apresenta 59 dos mais destacados designs de produto ou gráfico do museu londrino. Para cada peça existe uma completa descrição do designer, com suas relações históricas e o porquê da importância de cada produto, além de um vídeo de Deyan Sudjic, diretor do museu, comentando sobre cada um dos itens.

A tela inicial, com um mosaico de fotos dos produtos do museu, mostra como usar o aplicativo: toque nas fotos que te interessar,  leia as descrições e assista o vídeo. Não é para ser como um livro, que exige uma leitura linear. A idéia é usar o aplicativo como inspiração para designers e arquitetos, além de curiosos pela história da indústria mundial.

2012-08-25 00.10.33

Ao abrir uma ficha de descição de um produto, arrastamos a tela para baixo para ler a descrição, e para a direita ou esquerda para passar para a próxima ficha. É possível favoritar os objetos que lhe interessar, caso queira guardar para ler depois.

2012-08-25 00.10.46

Um dos clássicos do design industrial é esta cadeira aí de cima: uma cadeira muito popular, desenvolvida por ninguém menos que Wassily Kandinsky, sim o pintor. Kandinsky era, além de pintor, professor da lendária escola de design Bauhaus, na Alemanha. A cadeira se popularizou por ser de fácil fabricação, além de possuir um visual muito estiloso.

Design Museum é gratuito e pode ser baixado aqui: http://itunes.apple.com/br/app/design-museum-collection-for/id510964197?mt=8