sexta-feira, 13 de julho de 2012

Testamos duas canetas populares para iPad e iPhone

caneta-ponta-emborrachada-p-ipad-iphone-ipod-epas-tablet_MLB-O-199902611_5742Existem várias marcas confiáveis de canetas, ou stylus, para iPad. Entretanto as canetas confiáveis são bem mais caras do que as canetas comuns que podem ser encontradas na internet ou até em camelôs. Nesta postagem, nós mostramos o resultado do teste feito com duas stylus comuns, made in china, que foram compradas a apenas 1 dólar por três unidades pelo ebay.

Steve Jobs uma vez disse que um tablet não deveria precisar de uma caneta para ser utilizado. Deveríamos usar confortavelmente as melhores ferramentas que Deus nos deu: nossos dedos. Por isto, você nunca vai encontrar uma caneta oficial da Apple. Entretanto, existem várias canetas no mercado que funcionam muito bem com o iPad.

Uma vez que a tela do iPad é capacitiva, como o iPhone, é necessário fazer contato elétrico para que o iPad detecte o toque. Isso pode ser feito com nossos dedos, ou materiais que conduzam, mesmo que minimamente, a corrente elétrica. É o caso dos metais – mas estes arranhariam a tela do ipad! A solução criada foi utilizar uma esponja ou borracha condutora na ponta de uma caneta metálica, para que ocorra o contato elétrico. E assim são feitas todas canetas existentes no mercado.

Muitas destas stylus são muito baratas, produzidas na China, e podem ser compradas pelo ebay. No Mercado Livre podemos encontrar as mesmas canetas custando entre 5 e 15 reais, enquanto que no ebay custa menos de 1 dólar. Para comprar no ebay você precisa criar um cadastro, e o pagamento das compras pode ser feito com cartão de crédito internacional ou pelo PayPal. Existe um valor máximo para compras no exterior, e isso também depende do tipo de produto que você for comprar. Eu consegui comprar as canetas, e já comprei outras coisinhas baratinhas no ebay, mas eu sempre sugiro não fazer compras com valores maiores de 50 dólares. Faça uma busca no ebay com as palavras “stylus” e “iPad” e você poderá ver as canetas existentes.

Sobre as canetas

As canetas compradas são bem simples, são menores do que uma caneta comum, esferográfica. Elas possuem o tamanho aproximado de um iPhone. Comprei elas de dois vendedores diferentes, ambos com boas avaliações nas vendas.

DSC06924

Uma das canetas possui uma ponta reta, e é feita de espuma, muito parecida com a espuma indicada para se fazer uma stylus caseira, nesta postagem. A outra caneta possui ponta arredondada, feita de um material emborrachado, flexível.

Ao testarmos as duas canetas, tivemos uma surpresa: a caneta de ponta reta, feita com uma espuma (a caneta prateada na foto) não funciona direito. Temos que apertar muito a caneta sobre a tela pra que ocorra um contato e o iPad identifique o toque. Entretanto, a outra caneta, apesar de igualmente barata, funciona muito bem e possui um toque suave sobre a tela. O iPad detecta o toque mesmo com um toque bem leve.

Conclusão

Existem várias canetas de qualidade no mercado, como a Bamboo Stylus, da Wacom. E existem também várias canetas chinesas, uma boas, outras muito ruins. Ao comprar uma caneta, procure semrpe a que possuir uma ponta arredondada, feita em borracha.