quinta-feira, 28 de junho de 2012

Finalmente lançado o Google Chrome para iPad e iPhone!

chrome-iconFoi lançado hoje o navegador do Google para iPads e iPhones, o aplicativo que muita gente sentia falta, e foi preenchida uma lacuna que muitos desenvolvedores tentavam ocupar: um concorrrente à altura do Safari. Ainda não sei se vou usar o aplicativo tanto quanto o Safari, pois este último é o navegador padrão dos aparelhos da Apple, e isto eu acho que a Apple não vai permitir personalizar.

Com o Google Chrome e o Google Drive, ambos lançados hoje, a Google aumenta o conjunto de aplicativos oferecidos aos usuários da concorrência – lembrando que a Google é o desenvolvedor do Android. Não sei bem quem vai ganhar mais com este lançamento, se é a Apple ou a Google,  mas parece que a Google está saindo com mais vantagens. Agora a Google possui nada menos que sete aplicativos na Apple Store: Pesquisa Google, Google Earth, Google Translate, Google Drive, Google Chrome, GMail e Google Currents.

chrome-screen

O Google Chrome vai tentar ocupar um espaço que vem sendo ocupado pelo Opera Mini, o de navegador mais utilizado em aparelhos móveis – muito utilizado inclusive com aparelhos Android. Com este aplicativo, podemos sincronizar o Chrome do iPad ou iPhone com o navegador do computador, inclusive sincronizar as páginas abertas no momento. Funciona da seguinte forma: Digamos que você estava usando o seu PC mas teve que sair para algum compromisso. Aï você sincroniza com o aplicativo do iPad e consegue continuar trabalhando exatamente onde parou. Para isto ser feito você precisa fazer login com sua conta da Google.