quarta-feira, 27 de junho de 2012

DraftCraft Free, um app gratuito para blogueiros

Esta semana eu encontrei um aplicativo gratuito para escrever postagens em blogs do Blogger e do Wordpress, o DraftCraft Free, e resolvi testá-lo na prática, escrevendo esta postagem. Aliás, resolvi tentar organizar toda a postagem pelo iPad, vamos ver como fica!



De cara eu senti falta de um recurso que eu uso em todas as postagens: o recurso que se chama no Blogger "postagem dividida". É o recurso que faz com que apenas o primeiro parágrafo da postagem apareça na página inicial do blog. Mas tudo bem, muitos não utilizam este recurso nos seus blogs, e se for necessário sempre se pode editar mais tarde no PC. Foi o que eu fiz nesta postagem, após a publicação eu editei no PC apenas pra colocar a postagem dividida após o primeiro parágrafo.
O aplicativo permite criar links com o texto, colocar negrito e itálico, tudo de forma rápida e fácil.



Ao adicionar as imagens, senti falta de mais recursos de edição, do tipo posicionamento e redimensionamento. Aliás, a imagem menor com o ícone do aplicativo eu recortei com o Photoshop Express no iPad mesmo, a partir do printscreen da tela do tablet.
Apesar de ser simples, me senti muito confortável escrendo esta postagem no DraftCraft.
Ainda sobre o assunto, o Wordpress possui um aplicativo para iPad, mas o Blogger não. Não pude chegar a testar o aplicativo do Wordpress pois não tenho blog no serviço, mas o aplicativo parece ser bem desenvolvido e funciona tanto para o Wordpress.com como para o Wordpress.org (para quem tem servidor e domínio próprios).
O Blogger, serviço que por enquanto hospeda este blog, não tem aplicativo para iPad, apenas para iPhone, e mesmo assim muito simples, sem recursos e visualmente feio. Assim, o DraftCraft surge como uma alternativa muito interessante para os blogueiros que usam a plataforma Blogger.