quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os 15 aplicativos essenciais gratuitos para seu iPad

os-15 Esta é pra quem acabou de comprar um iPad, e ainda não sabe quais aplicativos deve instalar. Com minha experiência, acho que posso indicar uma lista de 15 aplicativos que devem ser instalados no seu iPad sem sombra de dúvida, no mínimo para você experimentá-los. Alguns deles podem ser substituídos por outros, inclusive pagos, posteriormente. Mas eu procurei escolher apenas um aplicativo para cada tipo de função, e todos gratuitos. Leia a postagem para ver a lista:
Esta postagem é direcionada a quem acabou de comprar seu iPad, pois quem já usa o tablet da Apple a algum tempo já deve conhecer a maioria dos aplicativos listados abaixo. De qualquer forma vale a pena todos darem uma olhada, pois alguns dos aplicativos eu acabei começando a usar a pouco tempo. A minha idéia era criar uma lista de aplicativos obrigatórios, aplicativos que podem ser baixados sem pensar duas vezes, assim que se compra um iPad novo. Todos gratuitos!
adobe-reader-icon1 – Adobe Reader - Entre os aplicativos gratuitos para a leitura de PDFs, este é o melhor, pois possui não só a opção de leitura e marcação de páginas, que o iBooks já oferece, mas também ferramentas marca-texto, caneta, sublinhado, tachado, e assinatura digital, além de ser possível adicionar observações por texto digitado em quaquer página. Nada melhor do que um aplicativo da Adobe para ler PDFs!
adobe reader

bamboo-paper-icon2 – Bamboo Paper – É na minha opinião o melhor aplicativo para se fazer anotações à mão e rabiscar idéias com uma stylus. Ideal para se desenhar quadros e diagramas em uma reunião, por exemplo. É possível adicionar imagens aos desenhos e riscar por cima. As ferramentas são caneta e marcador, com 9 cores cada. Uma leve diferença na espessura do risco conforme riscamos devagar ou rapidamente dá maior realismo ao desenho.
bamboo-paper-screen

doit-icon3 – Doit.im HD – Doit.im HD é um organizador de tarefas completo. Eu estava meio confuso com o uso do Calendário do iPad, mais o Lembretes e o Notas, até encontrar o Doit. Ele parece resolver qualquer tipo de organização de compromisso, seja por data ou por categoria. Limpo e bem organizado, o aplicativo ganhou minha preferência sobre o poderoso Evernote, que eu vinha usando até então.
doit-screen

dropbox-icon4 – DropBox – É o aplicativo mais usado para transferir fotos, vídeos e outros documentos quaisquer do iPad para o computador e vice-versa. O DropBox é um serviço de armazenamento de arquivos na internet, ou “na nuvem”, como é chamado. Transferindo seus arquivos para o DropBox você sincroniza-os no seu computador, no iPad e no iPhone, simultaneamente, e ainda pode acessar os arquivos de qualquer computador, basta acessar a página do serviço e fazer o login. Está para ser lançado um aplicativo concorrente ao DropBox do Google para iPad, chamado Google Drive. Vamos esperar! O espaço disponível no DropBox é de 2GB para contas free, mas podemos ganhar acrécimos de 500MB para cada pessoa que indicarmos, até um máximo de 18GB.
dropbox-screen

facebook-icon5 – Facebook – É o aplicativo que dá acesso ao Facebook pelo iPad. É melhor acessar o Facebook pelo aplicativo do que pelo navegador do iPad, pois por ele podemos abrir as imagens em melhor qualidade. Podemos abrir os vídeos, ler as mensagens e novas solicitações de amizade, além é claro de ler a timeline.
É possível curtir as postagens diretamente, mas para compartilhar uma imagem, por exemplo, deve-se primeiro salvá-la no iPad, para depois abrir a imagem no aplicativo “Fotos” e só depois compartilhar no Facebook. Aliás, você poderá compartilhar conteúdo no Facebook a partir de quase qualquer aplicativo do iPad. O aplicativo do Facebook não é muito fácil de usar, acho que poderia ser melhorado bastante, mas é o que temos… Outra coisa, se você quiser conversar com seus amigos pelo chat do Facebook, tem que virar o iPad na horizontal.
facebook

flipboard-icone6 – Flipboard – É um leitor de Feeds de notícias. Ao instalar o aplicativo já nos deparamos com diversas fontes de notícias internacionais, mas você também pode instalar suas próprias fontes de notícias armazenadas no Google Reader. Para fazer isto, leia aqui. O iPad é excelente para se ler notícias, e na verdade existem outros leitores concorrentes do Flipboard também muito bons, como o Google Currents. Escolha o que melhor lhe agradar.
flipboard-screen

google-translate-icone7 – Google Tradutor – O Google Tradutor, ou Google Translate, traduz rapidamente qualquer palavra em diversos idiomas. Muito bom util para quando estamos lendo ebooks ou PDFs em inglês, por exemplo. É possível falar a palavra a ser traduzida, ao invés de digitar. Só é necessário ter uma boa pronúcia.
google-translate-icone

ibooks-icone8 – iBooks – Um aplicativo necessário a qualquer dono de iPad. Ele deveria na minha opinião vir já instalado no iPad de fábrica. Ainda não encontrei outro aplicativo melhor para leitura de ibooks (ou ebooks). O texto distribuído na página elegantemente desenhada, com folhas nas bordas simulando um livro e ao fundo uma capa dura, torna a leitura muito agradável. Este aplicativo deve ter o dedo do Steve Jobs. É possível modificar o brilho da tela, o tamanho da fonte e a cor das páginas, entre branco, sépia e noturno (com fundo preto e letras brancas).
ibooks-tela

icalculator-hd-free-icone9 - iCalculator HD Free – O aplicativo é o primo pobre da lista. Parece que não existe uma calculadora boa e gratuita da App Store, então indicamos esta. Talvez não seja a calculadora mais estilosa para iPad, mas ela não vai te oferecer pra comprar a versão completa toda vez que você for utilizar. Todos cálculos que você fizer vão sendo salvos no histórico, e você pode enviar por e-mail ou copiar para colar em um editor de texto. Não é uma calculadora científica, mas é gratuita.
icalculator-tela

IM -icone10 - IM+ - O Instant Messenger Plus - IM+ – é o melhor aplicativo para acesso ao MSN para iPad, tendo como forte concorrente o IMO, que já chamamos de melhor aplicativo para MSN a um tempo atrás. Pois atualmente posso dizer que o IM+ é o melhor. Possui acesso ao Messenger, Facebook Chat, Google Talk e ICQ, entre outros.
IM -tela-ipad

pocket-icone-ipad11 – Pocket – Antes chamado de Read It Later, o aplicativo que já era bom ficou ainda melhor. Totalmente remodelado, o Pocket serve para que possamos salvar textos da internet para leitura posterior. Você salva os links para ler quando tiver tempo, ou para quando estiver sem internet. Você também pode instalar o plugin do Pocket no Google Chrome do seu PC para que possa ler os textos depois no iPad. Concorrente forte: Readability.
pocket-ipad-tela

sketchbook-icone12 – Sketchbook Express – Existem vários aplicativos para desenho e pintura para iPad, e alguns são gratuitos. Talvez o mais famoso dos aplicativos gratuitos seja o Sketchbook Express. Desnvolvido pela AutoDesk, o aplicativo possui as ferramentas pincel, lápis, lapiseira, marcador e borracha, todos de diversas espessuras e durezas, além de uma paleta de cores quase infinita. É possível desenhar curvas suaves ou retas, fazer desenhos simétricos e digitar texto. Além de tudo isto, é possível trabalhar com camadas, sendo que o máximo é de três camadas para esta versão do aplicativo.
sketchbook-express-tela

skype-icone13 – Skype – É o melhor aplicativo para se conversar por vídeo. Digo isto porque os aplicativos com acesso ao MSN mais conhecidos não possuem o recurso de vídeo. Outra alternativa seria o Facetime, que já vem instalado no iPad, mas que pouca gente usa e só permite conversarmos com outros donos de iPads ou iPhones. Como o Skype é muito usado no mundo todo, ele se torna um aplicativo muito útil para se fazer videoconferências.
skype-tela-ipad

tunein-radio-icone14 – TuneIn Radio – Este aplicativo permite escutarmos qualquer rádio disponível no mundo todo. Qualquer rádio que seja minimamente popular pode ser encontrada no aplicativo, tanto rádios FM como AM. Você pode salvar suas rádios favoritas ou navegar por rádios do mundo todo de acordo com o ritmo que a rádio toca.
tunein-radio

twitter-icone15 – Twitter – Por último mas não menos importante é o Twitter. É o aplicativo oficial do Twitter para iPad. Muito limpo e fácil de usar, o aplicativo tem a cara do iPad. Com o aplicativo é possível acessar mais de uma conta ao mesmo tempo, ler a timeline, as mensagens e menções. É possível também abrir as imagens postadas e vídeos. Existem outros aplicativos que dão acesso ao Twitter, mas essencial mesmo, só este.
twitter-tela-ipad
Então o que você achou desta lista dos 15 mais? Qual você trocaria? Comente a postagem logo aqui abaixo...
E aguardem, em breve uma postagem sobre os melhores jogos gratuitos para iPad.