domingo, 6 de maio de 2012

MagicPlan mede sua residência e desenha a planta através de fotos

magicplan-icon MagicPlan é um daqueles aplicativos que explora com criatividade os recursos do iPad. Através de recursos de realidade aumentada, o aplicativo mede sua casa e produz os desenhos da planta, que podem depois ser salvos com os formatos PDF, JPG ou DXF. O aplicativo pode ser muito útil para corretores de imóveis, imobiliárias, arquitetos, engenheiros civis e decoradores. É necessário ter um iPad 2 ou 3, pois o aplicativo utiliza a câmera.
MagicPlan funciona da seguinte forma: Você se posiciona no centro de cada um dos cômodos da casa e vai “tirando fotos” de cada um dos cantos, através da rotação do seu próprio corpo. O aplicativo permite indicar a posição das portas, que depois serão “encaixadas” aos outros cômodos também desenhados.
magicplan-screen-1
Eu fiz um teste no meu apartamento (não é o belo apartamento da foto, infelizmente, hehehe) e na terceira tentativa, após aprender a usar o app, já tinha conseguido desenhar a sala e a cozinha. Com um pouco de prática, você consegue desenhar um apartamento de 5 peças em 15 minutos.
magicplan-screen-2
Imagine como isto pode ser útil para corretores de imóveis e imobiliárias, que poderão ter uma descrição perfeita de qualquer imóvel para que seja vendido ou alugado, podendo usar as imagens para mostrar aos clientes pelo iPad mesmo, ou exportando as imagens para um website.
magicplan-screen-3
Você também pode tirar uma foto da fachada do imóvel para anexar aos desenhos das plantas, e pode criar plantas de imóveis com múltiplos andares. Nas configurações é possível alternar as medidas de pés para metros.
Tudo isto custa exatamente….  Nada! Isto mesmo, o aplicativo é gratuito e pode ser encontrado aqui: http://itunes.apple.com/br/app/magicplan/id427424432?mt=8