sábado, 19 de maio de 2012

iDough modela formas orgânicas em 3D – só precisa um pouco de prática

idough-icon iDough é um aplicativo modelador virtual, ele permite que criemos formas orgânicas simplesmente puxando e empurrando o material. Tudo é feito de forma bem simples, mas pode necessitar um pouco de habilidade e criatividade para criar belas formas. É possível modelar personagens, animais, etc, e depois enviar os arquivos com a extensão .OBJ.

O iDough pode ser divertido para quem quer se aventurar pela primeira vez no mundo da modelagem digital. A modelagem é feita de modo muito simples e intuitivo, embora eu tivesse sentido falta de um tutorial para ensinar a usar. É possível se fazer bons trabalhos com o aplicativo, veja abaixo:

idough-screen-1

É claro, para se fazer um trabalho como estes é necessário ser um artista e ainda ter já algum tempo de uso do aplicativo. Veja na imagem abaixo os comandos disponíveis:

idough-screen-2

Entre os comados estão empurrar, puxar, suavizar, mover, pinçar, alargar e pintar. É possível criar modelos simétricos, onde o que é feito de um lado se reproduz do outro lado automaticamente. Também é possível voltar todos os passos para refazer – os famosos desfazer e refazer.

E finalmente, aí está meu primeiro trabalho, feito do alto dos meus primeiros 30 minutos de uso do iDough:

Photo May 19, 0 03 09

Ah, já ia esquecendo: O iDough permite transferir os arquivos por e-mail com a extensão .OBJ, que pode ser aberta com os seguintes programas:

  • Photoshop CS6
  • Autodesk Maya
  • Blender
  • AutoCad 2013
  • MeshLab
  • NewTek LightWave

O iDough custa U$ 6,99 na App Store, mas existe a versão gratuita que pode ser encontrada neste endereço: http://itunes.apple.com/br/app/idough!-hd/id402891617?mt=8