terça-feira, 1 de maio de 2012

Conheça o projeto 365 desenhos no iPad, de Alison Jardine

alison-jardine-iconHoje a postagem é uma entrevista. Entrevistamos Alison Jardine, que desnvolveu um projeto de desenhos e pinturas com o iPad. O projeto consistia em pintar um desenho por dia, por 365 dias, sempre com o iPad. Nesta entrevista Alison explica melhor o projeto, o aplicativo utilizado e seus próximos planos.

Aplicativos iPad – Alison, como funciona o projeto draw365?

Alison Jardine – Em 2009, quando eu entrei no Twitter, existia uma hashtag chamada #draw365 que compartilhava desenhos diariamente. Eu gostei da idéia, mas na ocasião não cheguei a participar muito. Aí em 2010, quando comprei meu primeiro iPad, as duas peças do quebra-cabeças se juntaram. Eu tinha visto que David Hockney tinha feito uma exibição de seus desenhos em iPad em Paris, e eu estava intrigada com a possibilidade de criar arte no iPad. Eu realmente queria assumir o compromisso de fazer desenhos diariamente.’

E assim, eu me comprometi neste projeto de fazer um desenho por dia, e compartilhar online. Eu estava curiosa em saber no que meu “diário visual” iria se transformar, então tentei manter meus desenhos sem um tema fixo, e de rápida execução, para que fosse pra mim agradável realizá-los. Eu também estava curiosa para ver como minhas habilidades iriam se desenvolver neste ano de trabalho consistente.

130534089169506536_JGSnsKoV_f

Mockney – o desenho 350, de 365 criados

Aplicativos iPad – Que aplicativo você usou para fazer os desenhos? Você imprime os desenhos?

Alison Jardine – Meu aplicativo favorito e que eu mais uso é o Brushes, mas me preocupo se o aplicativo vai algum dia lançar uma versão para  o Novo iPad, com Retina Display. Eu imprimo sim os desenhos, mas principalmente eu os compartilho online, pois acho que eles se parecem ótimos mostrados numa tela iluminada. De fato, esta arte eletrônica é o primeiro tipo de arte que é observada no mesmo meio que a gerou. O fato de o trabalho ser de certa forma realizado graças à existência das novas mídias sociais também me intriga.

Aplicativos iPad – Observei que você vende seus desenhos na forma impressa. A qualidade da impressão é boa? Quero dizer, os arquivos dos desenhos exportados possuem boa resolução? Quais são os tamanhos de impressões disponíveis à venda?

Alison Jardine – A qualidade de impressão pode ser bem boa se você usar o arquivo de exportação adequado no Brushes. Leva mais ou menos 10 minutos para extrair cada arquivo, às vezes mais. A resolução é limitada a impressões relativamente pequenas. Eu obtive belas impressões com sucesso com 20 polegadas (50,8 cm) na minha impressora jato de tinta mas acredito que exista uma manipulação possível por software que o David Hockney usa, que suaviza a pixelização para imprimirmos maior.

Você pode visitar meu website e comprar impressões através do meu estúdio, onde eu encomendo em “rag art paper” e tintas duráveis, com minha assinatura: http://alisonjardine.com/draw365/.

Aplicativos iPad – Você planeja continuar com o projeto, ou fazer algum outro parecido?

130534089169506307_S1zAD4ge_f

You and Me, Me and You – o desenho 275

Alison Jardine – Sim, na verdade eu estou colaborando com um grupo de arte digital chamado LIVELIVE (http://www.liveliveproject.com), que é parte da olimpíada cultural do Reino Unido para Londres 2012! Eu forneci desenhos em iPad para um poema que foi criado por “crowd-sourcing”, no Twitter, e poderão ser vistos nos telões da BBC durante os jogos olímpicos de 2012.

Eu também continuo a criar desenhos por hobbie, e estou excitada com a possibilidade de integrar os desenhos com outras formas de arte eletrônica e outros meios. Estou trabalhando em soluções que permitam continuar com a exibição digital, mantendo a sua natureza translúcida.

Veja todos os 365 desenhos de Alison Jardine neste endereço: http://alisonjardine.com/draw365/

Website da artista: http://www.alisonjardine.com