quarta-feira, 9 de maio de 2012

10 principais dúvidas sobre a compra do novo iPad

squareOlá, caros leitores do blog Aplicativos iPad. A data do lançamento do iPad 3 no Brasil está chegando, e algumas perguntas começam a surgir. Assim, eu resolvi montar uma lista de respostas para os 10 maiores questionamentos que são feitos por quem tem interesse em comprar um iPad. Leia e decida se pra você vale a pena comprar um iPad, e ainda, se vale a pena comprar o aparelho de última geração.

Eu separei as perguntas em dois blocos de 5 perguntas cada. As primeiras 5 perguntas são gerais e se referem a qualquer iPad. As últimas 5 perguntas se referem exclusivamente ao iPad 3.

Perguntas gerais:

Devo comprar um netbook, um iPad ou um tablet?

Vamos responder esta pergunta em duas partes:

Primeiro item importante a destacar quando se faz este tipo de pergunta: o iPad não é produto comparável a um netbook, notebook ou coisa parecida. O iPad, ou qualquer outro tablet, é um aparelho diferente. Perguntar se deve comprar um notebook ou um iPad é como perguntar se deve comprar um celular ou um PC. 

Basicamente o iPad é um aparelho para acesso à internet e todo seu conteúdo, como notícias, redes sociais e e-mails, mas também para leitura de livros, ouvir música e assistir alguns filmes. Existem milhares de aplicativos que permitem que se use o iPad no trabalho, seja para escrever textos, desenhar, fazer planilhas, acessar bancos e apresentar produtos a clientes. Muitos deles são gratuitos, alguns são pagos. O iPad não tem recursos pra se fazer tudo o que é feito em um computador, mas existe muita coisa que pode ser feita pelo iPad e não no PC. 

Qualquer tipo de trabalho que é melhor se fazer com o mouse do que com o dedo na tela, como por exemplo edições mais complexas de imagens no Photoshop, deve ser feito em um computador. Quanto à escrita e leitura, isto sim, pode ser feito no iPad. No início o teclado virtual do iPad parece desconfortável, mas você logo se acostuma. Se você comprar uma Smart Cover ou apoiar o iPad sobre uma superfície inclinada fica mais fácil digitar. As lojas autorizadas da Apple vendem inclusive um teclado que pode ser conectado ao iPad.

Smart Cover

teclado iPad

Smart Cover e teclado físico para iPad

Sobre a dúvida entre um iPad ou outro tablet: O iPad também é um tablet. A questão é saber se você quer um tablet da Apple, da Samsung, da Motorola, etc. O importante é saber se você dispõe de R$1500,00 pra comprar um iPad básico. Se sim, compre o iPad! Não tem comparação. O iPad possui um sistema operacional superior a qualquer outro tablet, e o sistema é atualizado periodicamente pela Apple pra ficar cada vez melhor. Você não vê isto em outros tablets. Os demais tablets possuem diversas versões do Android, e não são atualizados (pelo menos até onde eu sei). Somente aconselho você a comprar um tablet se já experimentou algum antes, ou você pode estar comprando gato por lebre.

 

Se eu comprar um iPad Wi-Fi posso colocar 3G depois?

Não pode não. Ou você compra um iPad com suporte a 3G ou fica sem o 3G. Se você tem grana pra comprar um iPad 3G, mas não pode pagar por uma assinatura mensal de conexão 3G, pode comprar o iPad agora e usar apenas o Wi-Fi, até achar que vale a pena pagar a assinatura. 

 

Posso usar meu modem 3G no iPad?

Não pode não, porque o iPad não tem entrada USB, então não é possível espetar um modem. 3G somente com o chip Micro SIM. O chip é menor que os chips SIM disponíveis para celulares, portanto não dá pra usar o mesmo chip de seu celular também. Na imagem abaixo, o Mini SIM é o famoso chip de celular. Existe um adaptador à venda para usar o mesmo chip como SIM e Micro SIM, mas eu nunca testei.

Micro SIM

Muitos reclamam de o iPad não ter entrada USB, mas isto é porque o iPad usa memória flash, como um pendrive. Você precisa conectar um pendrive a outro pendrive?

 

Posso transferir meus arquivos do PC pro iPad? Que tipos de arquivo o iPad consegue abrir?

Pode transferir sim. O iPad vem acompanhado de um cabo, e este é conectado à entrada USB do seu PC ou Mac. Você precisa instalar o iTunes antes de fazer isto, e terá que criar uma conta na Apple Store para instalar novos aplicativos ao seu iPad. A partir daí, as músicas detectadas pelo iTunes no seu computador vão sendo sincronizadas diretamente para o iPad. Você pode transferir arquivos com as extensões PDF, JPG, DOC, PPT, MP3, ZIP, AVI, MPEG, e algumas outras equivalentes. Para alguns tipos de arquivos você pode ter que comprar um aplicativo específico.


Se eu trouxer um iPad do exterior, importado, vai funcionar no Brasil?

Vai funcionar sim, mas cuide que se você comprar um iPad 3G dos EUA, ele pode vir bloqueado por uma das operadoras de lá (AT&T ou Verizon). Por isto, se for importar, eu aconselho optar por um iPad sem 3G, ou se informar bem com o vendedor. Você pode comprar e trazer um iPad do exterior, e ele será considerado bem pessoal.


Perguntas específicas para o novo iPad:

É verdade que ele esquenta demais?

Sim, é verdade. Houveram muitos consumidores em outros países que compraram o iPad 3 e tiveram que devolver o produto por esquentar demais, inclusive ficar desconfortável de segurar. Estes consumidores conseguiram trocar o iPad e parece que tudo foi resolvido, pelo menos eu não ouvi mais falar do problema. A verdade é que a tela Retina com maior resolução exige um processador mais potente, e este processador esquenta mais. Além disto, as células de bateria do aparelho acabam esquentando mais, por serem mais exigidas. 


Com a Tela Retina, a bateria do iPad 3 dura 10 horas, como no iPad 2?

A Apple diz que a bateria do iPad 3 dura até 10 horas, assim como a bateria do iPad 2. Particularmente eu duvido muito, mas deve chegar perto.


O iPad 3 possui tecnologia 4G. Vai funcionar no Brasil?

Sim, vai funcionar no Brasil, mas parece que só a partir de junho ou julho. A Anatel aprovou o edital de licitação para as frequências destinadas à internet móvel de quarta geração para o dia 10 de junho. Daí até o 4G realmente chegar até nós as operadoras devem trocar ou instalar novas antenas, e isto começará pelas capitais. Este trabalho não é rápido nem barato, e a cobertura em todo país só deve acontecer lá por 2014, ano da copa do mundo. De qualquer forma, você poderá usar seu  iPad 3 com conexão 3G, e estará apto a usar o 4G quando tudo estiver pronto no Brasil.


O iPad 3 vai ser mais caro que o iPad 2?

Acredito que não. Quando lançaram o iPad 2, este foi lançado pelo mesmo preço da primeira versão. O que deverá ocorrer é que o iPad 2 tenha seu preço diminuído de 250 reais na data do lançamento do iPad 3. Então você deverá analisar se vale mais a pena comprar um iPad 2 com desconto ou um iPad 3, recém lançado.

new iPad


Devo comprar um iPad 3 ou um iPad 2 com desconto?

Esta resposta eu vou deixar você mesmo responder, dependendo de suas necessidades e possibilidades. Para quem já tem um iPad 2, acredito que não vale a pena trocar, o iPad 3 não é tão melhor assim. Para quem tá comprando o seu primeiro iPad, aí eu acho que vale mais a pena comprar o iPad 3 logo.