terça-feira, 17 de abril de 2012

Conheça os recursos do Pages, o melhor editor de texto para iPad

pages-ipadUma das primeiras coisas que um usuário novo de iPad faz quando compra seu iPad é procurar saber se existe um Word para iPad, ou se existe algum aplicativo editor de textos de qualidade e gratuito. Muitos já ouviram falar do Pages, mas ainda têm dúvidas se este aplicativo é útil e se pode abrir arquivos do Word, bem como salvar arquivos como .DOC, para serem abertos posteriormente no Microsoft Word. Por isto eu resolvi escrever esta postagem, para permitir que os leitores conheçam os recursos do Pages antes da compra.

O Pages faz parte do pacote iWork, da Apple, constituído pelo próprio Pages, mais o Keynote e o Numbers (equivalentes ao Word, PowerPoint e Excel, respectivamente). Apesar de formarem um pacote, os três aplicativos são vendidos separadamente, assim você pode comprar somente aqueles que são úteis a você, e quando precisar. cada um dos aplicativos custa U$9,99.

Ao abrirmos o aplicativo pela primeira vez já damos de cara com um manual escrito com o próprio Pages e portanto editável – você vai aprender a usá-lo fazendo modificações no próprio manual.

Pages

O Pages possui um design limpo e agradável. Possui os principais recursos existentes em um processador de textos comum, diferentemente de outros editores para iOS, como o iAWriter, que são mais parecidos com um bloco de notas.

Percorrendo o manual descobrimos como dimensionar e posicionar imagens em relação ao texto, o que é muito fácil e prático de ser feito, e as funções presentes na barra de ferramentas.

Pages manual

O Pages possui uma boa lista de fontes, todas muito boas. É possível também editar o tamanho da fonte, bem como colocar em negrito, itálico ou sublinhado. Podemos ainda escolher o alinhamento do texto.

Manual Pages

É possível estabelecer estilos diferentes para diferentes partes do texto, como é feito no Word. As imagens, além de serem redimensionadas e posicionadas magicamente com o movimento de um ou dois dedos, ainda podem ser giradas. É possível de se trabalhar com o iPad tanto na posição vertical como na horizontal (acho melhor digitar o texto com o iPad na horizontal, mas para visualizar é melhor na vertical).

Manual Pages

O Pages possui um corretor ortográfico bastante bom, só tenha certeza de ter seu teclado do iPad configurado para o português – Brasil. Isto pode ser feito no menu de ajustes. Você também pode adicionar imagens e fotos a partir da biblioteca do iPad, e pode adicionar contornos muito legais – muito interessante pra quem está acostumado a usar só o Word.

Manual Pages iPad

É possível também configurar as margens da folha no menu de configurações. O ajuste é feito simplesmente arrastando as alças de margens. Podemos inserir também cabeçalho e rodapé.

Pages iPad

Você pode compartilhar documentos por e-mail ou transferir para o PC ou Mac via iTunes. a figura abaixo mostra o link para o compartilhamento:

Pages Apple

No momento em que você selecionar a opção Enviar por E-mail, lhe será perguntado se quer enviar como arquivo do Pages (.pages), PDF ou Word (.doc).

Como transferir arquivos do Pages para o PC, Word

Eu testei salvar como .doc e abrir o arquivo do manual no Word, no meu PC. Eu tenho a versão 2010 do Word instalada. O arquivo abriu normalmente, sem nada desconfigurado. Veja abaixo:

Pages no Word

O procedimento inverso também foi testado. Você pode enviar um arquivo do Word para seu iPad por e-mail, por um aplicativo de armazenamento e transferência, como o Dropbox, ou diretamente pelo iTunes, com cabo ou via Wireless. No teste, eu fiz a transferência pelo iTunes, de um arquivo de extensão .docx criado no Word 2010:

Word no Pages

Como se pode ver, o arquivo foi aberto sem problemas. Pode acontecer de alguma tabela se desconfigurar, mas eu acabei não testando isto. A tabela na imagem acima é na verdade uma figura extraída de um arquivo PDF, não é uma tabela interna ao documento.

Sou a favor de usar os aplicativos produzidos pela Apple sempre que possível, e este é o caso. Desta forma, temos garantia de ter investido em um aplicativo de qualidade e totalmente compatível com o aparelho que estamos usando.