sábado, 14 de abril de 2012

Blogueiro: Publique o conteúdo do seu blog com muito estilo no Google Currents

CurrentsHoje eu quero mostrar aos blogueiros de plantão uma ferramenta muito estilosa para divulgar seu blog e permitir que seus leitores acompanhem suas postagens de uma forma diferente: através do Google Currents. Eu já falei sobre o lançamento do Google Currents aqui e aqui. O aplicativo foi lançado ano passado nos EUA, mas só este mês foi liberado a todos.
Agora você pode configurar seu feed RSS para ser exibido como um canal de notícias no Google Currents e, assim, ter suas postagens distribuídas para iPads, iPhones, tablets Android e outros. Seguindo passos muito simples, você pode obter novos canais de acesso ao seu blog. Veja como fazer:
O primeiro passo é acessar o website do Google Currents:
Google-Currents-1
Aí é só clicar em Primeiros Passos, aceitar os Termos do Serviço e preencher algumas informações:
Google-Currents-2

Settings

Na aba Edition Settings, você deve adicionar o nome do blog e a descrição. A descrição é importante para que o canal seja encontrado na ferramenta de busca. Depois selecione uma categoria para seu blog.
O próximo passo é adicionar uma imagem para ser o ícone do seu canal. Pode ser uma figura PNG, JPG ou GIF, deve ser quadrada e medir entre 64 e 128 pixels.
Depois voc6e terá a opção de adicionar uma imagem splash. Uma imagem splash é aquela que aparece quando o aplicativo é carregado. Confesso que adicionei uma imagem splash mas ainda não vi ela em funcionamento, não sei quando realmente ela deve aparecer (se alguém souber me avise).
A seguir você poderá optar por visualizar os e-mails dos seus leitores, mas terá que escrever um termo de privacidade para isto. Eu optei por não receber. Depois, adicione o código da sua conta no Google analytics, e passe para a aba Sections.

Sections

A seção Sections permite que você crie diferentes áreas para seu canal, com notícias provenientes de diferentes fontes. Se você não tiver outras fontes de notícias além do seu próprio blog, você pode excluir todas as seções exceto a seção BLOG. Outras fontes de notícias são o YouTube, o Facebook, o Twitter, etc.
Agora falta pouco. Vá até a aba Distribute e faça o seguinte procedimento:

Distrubute

Clique em Verify content ownership. Se seu blog for Blogger, seu trabalho será facilitado, basta colocar seu e-mail. Se não for, poderá ter um pouquinho mais de trabalho. Em International Distribution você pode marcar Accessible to Everywhere. Em Language, marque Português.
Pronto! Agora seus leitores poderão lhe seguir através do Google Currents por celulares iPhone, Android e por tablets, seja iPad ou Androids.