sexta-feira, 2 de março de 2012

Eventos começam a criar aplicativos iOS. Será uma tendência?

Rio-Content-Market-iconRecebi hoje um e-mail da Punch! Comunicação com a divulgação de um aplicativo do Rio Content Market (RCM), evento internacional sobre produção de conteúdo multiplataforma. É muito oportuno um evento sobre conteúdo multiplataforma lançar seu aplicativo para iOS. Achei interessante e fico pensando se não se tornará uma tendência o lançamento deste tipo de aplicativo, num tempo em que muita gente possui smartphones, sejam iPhones ou com Android.

O Oscar que passou lançou seu aplicativo, pena ser apenas para o público localizado nos EUA. Um aplicativo para ser utilizado apenas por um dia ou dois, e apenas por americanos? E agora um aplicativo para auxílio a quem for visitar o RCM, ou que pelo menos tiver interesse no evento. Este tipo de aplicativo deve mesmo se tornar mais comum, e é isto mesmo o que o RMC quer mostrar: devemos levar o conteúdo a mais pessoas através de diferentes meios.

O aplicativo não é adaptado para iPad, funciona no modo compatibilidade (pequeninho, no meio da tela), mas tá valendo pela novidade. Parabéns à organização do evento.

Segue o release da Punch! sobre o aplicativo, e sobre o Rio Content Market:

Comodidade e rapidez no acesso a informações; conexão durante e após o RioContentMarket 2012; interatividade e integração de dados além de fronteiras: objetivos executados pela Punch! Comunicação & Tecnologia na criação do aplicativo em iPhone e iPod Touch do maior evento de conteúdo audiovisual multiplataforma da América Latina. O app é gratuito, pode ser visualizado também no iPad e baixado no http://itunes.apple.com/br/app/riocontentmarket/id506581361?mt=8

Participantes e interessados pelos temas do RCM que não puderam se inscrever poderão acompanhar o encontro pelo app. Nele é possível obter a programação completa e informações sobre os palestrantes nacionais e internacionais; acionar com geolocalização como chegar, comer, se hospedar, fazer compras entre outras utilidades próximos ao local; mapa interativo; tuítar no @RCM2012 informações em tempo real sobre painéis e keynotes sem necessidade de abrir o aplicativo do Twitter; acessar YouTube e Facebook do evento.

rcm-screen

“Realizamos aplicativos modulares, com finalidades definidas para cada objetivo estratégico de nossos clientes. As funcionalidades e conteúdos de lançamento do aplicativo do RCM serão atualizadas após o fim da segunda edição. Será possível conhecer mais o trabalho da ABPITV (Brazilian Independent TV Producers Association), acompanhar desdobramentos e preparativos do evento para 2013 associados a novas tecnologias embutidas que ampliem a conexão de todos os participantes e promovam conhecimento”, explica Bruno Valente, Diretor de Novas Mídias da Punch!.

No aplicativo o usuário poderá contar com praticidades como acesso instantâneo a emails e telefones da ABPITV e da organização do RCM sem precisar discar ou teclar, além de acessar a RCM-TV e conectar com patrocinadores e parceiros.

Sobre a Punch! Comunicação & Tecnologia

A Punch! Comunicação & Tecnologia é uma empresa de Branded Content para múltiplas plataformas. Desenvolve aplicativos nas plataformas Apple, Android, BlackBerry e Microsoft de produtos, eventos, serviços, entretenimento, educacionais/treinamento e publicações como livros (como O Menino da Terra, primeiro de Ziraldo em iPad). Desenvolve Bibliotecas/ Lojas/ Rádios e Videotecas Virtuais, Realidade Aumentada, Animações em 2D e 3D, Mobile Learning/e-Learning, Games. Realiza Produção, Consultoria e Treinamentos.