quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aprenda a configurar o Flipboard para ficar com a sua cara

Flipboard-iconTodo mundo sabe que o Flipboard é um dos aplicativos mais populares para iPad. Provavelmente você já o tem instalado no seu tablet. Mas quantos dos usuários do iPad realmente aproveitam as funcionalidades do Flipboard? Eu confesso que fui um dos que instalaram o aplicativo e logo o abandonaram, por não entender bem o quão útil ele pode ser. Pois voltei a usá-lo e agora não passo um dia sem folhear minhas notícias através do Flipboard.

Logo que eu instalei o Flioboard, me deparei com as fontes de notícias originais do aplicativo, ou seja: notícias de jornais americanos, notícias econômicas internacionais que não me interessavam, e tudo em inglês, o que não seria um problema pra mim se pelo menos as notícias fossem interessantes. Tudo bem, eu até configurei meu Facebook, mas logo em seguida instalei o app oficial da rede social e acabei largando o Flipboard de mão.Photo Feb 29, 15 07 00

Flipboard pode parecer muito desinteressante para brasileiros à primeira vista.

Pois num dia sem muito o que fazer resolvi vasculhar novamente o Flipboard para ver se encontrava algo interessante, e acabei personalizando-o de tal forma que ao abrir o Flipboard agora só vejo notícias que me interessam. Vou mostrar a você como configurar seu Flipboard rapidamente:

1 – Se ainda não o instalou, instale o Flipboard, que está disponível gratuitamente na Apple Store neste link: http://itunes.apple.com/us/app/flipboard/id358801284?mt=8

2 – Abra o aplicativo. A primeira coisa que aparece é uma imagem grande de uma notícia internacional, se você ainda não o configurou.

3 – Deslize a tela para a próxima página. É aqui que vamos começar a personalização. Provavelmente aparecerão quadrados vazios com os dizeres Facebook, Twitter e Flickr. Clique em cada um deles e faça o login em suas contas. Isto já é um bom início para começar a receber notícias que o agradam. É especialmente interessante navegar no Twitter pelo Flipboard, pois o app abre diretamente as notícias que seguem os links do Twitter.

4 – Após a configuração das contas anteriores, volte para a tela inicial (veja abaixo).

Photo Feb 29, 15 28 22

5 – Agora clique na pequena fita vermelha no canto direito superior da tela. Abrirá um menu com mais algumas opções de personalização. No item “YOUR FLIPBOARD” estão as fontes de notícias personalizadas por você, mais as fontes originais. Em “ACCOUNTS” você pode adicionar mais algumas fontes, como Linkedin, Instagram, Tumbler, 500px e Google Reader. Clique em qualquer uma destas contas para fazer a configuração.

6 – Voltando ao menu lateral, depois de “ACCOUNTS” vem THIS WEEK, NEWS, BUSINESS, TECH & SCIENCE, VIDEO, COOL CURATORS, PHOTOS & DESIGN, LIVING, ENTERTAINMENT e outros temas. Dentro destes temas segue uma lista de sites de notícias ou blogs. A má notícia é que são todos em inglês. Clicando em uma das fontes abre as notícias e você pode clicar em “ADD” no canto superior para adicioná-la aos seus feeds favoritos. Agora, se você quiser ter notícias de sites brasileiros, siga os seguintes passos:

CONFIGURANDO NOTÍCIAS DE SITES  BRASILEIROS NO FLIPBOARD

Para adicionar feeds brasileiros no Flipboard, você deve antes de tudo ter uma conta no Google Reader. O Google Reader é um leitor de feeds RSS que pode ser acessado por browser ou pelo aplicativo Google Search para iPad. Crie uma conta para você e clique em INSCREVER-SE, no website do Google Reader para adicionar endereços de feeds. Às vezes você vai simplesmente digitar o endereço do site que você quer seguir. Em outros casos o site possui feeds de diversos segmentos, e você poderá adicionar por exemplo o feed de notícias de esporte da Globo adicionando este endereço: http://globoesporte.globo.com/dynamo/rss2.xml. Para encontrar o endereço de feed RSS dos sites/blogs, procure pelo selo (geralmente laranja, mas no blog Aplicativos iPad é cinza e aperece lá em cima da página, bem à direita, muito parecido com o símbolo de wireless Alegre) do RSS neste site, clique nele e copie o endereço que aparecer no navegador.

O próximo passo é adicionar sua conta do Google Reader ao seu Flipboard, se você ainda não o fez no passo 6 acima descrito. Se não o fez, é só refazer o procedimento do passo 6 e adicionar sua conta.

ADICIONE O FEED RSS DO APLICATIVOS IPAD AO SEU FLIPBOARD

Agora que você aprendeu a personalizar seu Flipboard, adicione o Feed RSS do Aplicativos iPad ao seu Google Reader. O endereço é este: http://feeds.feedburner.com/AplicativosIpad