segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como configurar seu iPad 3G pela primeira vez

IMG_0099Ao comprar meu iPad 2 3G achei que poderia testá-lo mesmo estando longe de casa. Pois eis que descubro que mesmo possuindo o chip do 3G da Oi instalado, não consigo sequer sair das telas de configuração do iPad. Muita gente pode encontrar dificuldade ao comprar um novo iPad, por isto escrevo esta postagem. Ela vai servir também para quem possui um iPad Wi-Fi sem 3G.
Não, seu chip 3G não está com defeito, nem seu serviço de internet via celular está desabilitado. O que acontece é que o iPad 2 precisa ser configurado antes do uso pelo computador, conectando o cabo de dados, ou via Wi-Fi. O iPad 2 ainda possui esta configuração melhorada em relação ao primeiro iPad, pois aquele precisava obrigatoriamente do uso de um PC ou Mac para configurar o iPad, via iTunes.
Na figura abaixo é mostrada a primeira tela que aparece ao ligarmos o iPad:
IMG_0002
Podemos ver no canto superior esquerdo o texto “Sem serviço”. Experimente deslizar o botão com a setinha para a direita para desbloquear seu iPad. Na tela seguinte você vai escolher a região (país) onde mora.
IMG_0003
Na próxima tela você vai ativar o serviço de localização GPS do iPad ou não. Você escolhe:
IMG_0004
Agora é que tudo pode trancar. Para seguir na configuração inicial do iPad e poder experimentar seu brinquedinho pela primeira vez você vai precisar ou conectar o aparelho a um PC ou Mac com iTunes instalado, ou estar conectado a uma rede Wi-Fi:
IMG_0005
No meu caso eu tive que esperar até chegar em casa para terminar a configuração. O próximo passo é criar uma conta na Apple Store, uma ID. Veja agora no canto superior esquerdo que a conexão 3G está sendo configurada.
IMG_0006
Agora falta pouco. O próximo passo é habilitar iCloud. Para saber o que é iCloud clique aqui. Enquanto isto o iPad já terminou de configurar o 3G, aparece no canto a operadora Oi e a qualidade da conexão.
IMG_0007
Agora é só ativar a opção “Buscar iPad”. Para saber como tirar proveito do “Buscar iPad”, clique aqui:
IMG_0008
Pronto, seu iPad está configurado e pronto pra usar.