domingo, 15 de janeiro de 2012

Aplicativos para webdesigners, do rabisco à construção do website

adobe-ideasDigamos que você, webdesigner, esteja no aeroporto, esperando por duas horas pelo seu avião, e tem uma grande idéia para um website. Você não tem seu PC por perto, mas tem seu iPad, e ele não tem todas ferramentas que você precisa, certo?
Errado! O iPad possui aplicativos próprios que podem servir muito bem para todas as etapas do desenvolvimento de um website e podem servir muito bem em casos em que não temos o computador ao nosso lado. São ferramentas muito úteis para webdesigners, mas algumas também para designers gráficos. A lista de aplicativos foi desenvolvida pelo website americano Appstorm.
Nesta postagem vamos dividir o projeto de um site em desenvolvimento, design e criação. Os aplicativos mostrados aqui são exemplos de ferramentas para as funções descritas, mas não são os únicos. Podem existir outros aplicativos na Apple Store para o mesmo fim.
Esboço
penultimate-icon Penultimate: U$ 0,99 - É um bloco de notas muito bom para anotações à mão. Bem simples e direto, bom para fazer anotações de idéias antes de começar a projetar o site. Também pode ser substituído pelo Bamboo, ou pelo Moleskine.

penultimate-screen-1penultimate-screen-2













adobe-ideas Adobe Ideas: U$ 5,99 - Na minha opinião o melhor aplicativo desta postagem. Adobe Ideas possui ferramentas do Illustrator e do Photoshop juntas, modificadas para facilitar o uso na tela touchcreen. Com ele é possível desenhar em vetor, dar zoom para aumentar o nível de detalhamento, trabalhar com camadas (layers), etc.
adobe-ideas-screen-1adobe-ideas-screen-2












Design
Design nesta etapa não significa colocar botões lindos no website ou escolher a fonte correta. Significa projetar o site com uma estrutura correta e permitir uma boa usabilidade pelo internauta.
Omnigraffle-icon OmniGraffle: U$ 49,99 - Omnigraffle é o aplicativo mais caro desta lista, mas é também uma poderosa ferramenta. Ele permite fazer um mockup para o website e projetar o mapa do site de modo a facilitar a usabilidade. Analise bem a necessidade desta ferramenta, ela é muito boa para projetistas avançados, mas inútil para trabalhos mais simples.
Omnigraffle-screen-1
fontbook-icon FontBook: U$ 5,99 – Fontbook é um compêndio de tipografia digital, talvez a bíblia da tipografia, com mais de 620.000 fontes diferentes. A pesquisa por uma fonte pode ser feita por tipo de uso, por nome da fonte, ano, nome do designer ou por categoria. Útil para webdesigners e para design gráfico em geral.

fontbook-screen

Criação
textastic-icon Textastic Code Editor: U$ 9,99 – Textastic é um editor de HTML totalmente funcional exclusivo para iPad. Possui suporte de sintaxe para mais de 80 linguagens. Possui conexões via FTP, SFTP e WebDav a servidores, além de conexão à sua conta no DropBox ou iDisk. Koder é outro bom aplicativo para códigos e custa U$ 5,99.
textastic-screen-1