sábado, 10 de dezembro de 2011

Rumores dizem que iPad 3 não terá a verdadeira Retina Display

retina-display-iconVários rumores que começaram a aparecer desde outubro dizem que é quase impossível que o próximo iPad, se for lançado em fevereiro ou março, como dizem, contenha a verdadeira Tela Retina, ou em inglês, a Retina Display. A Retina Display, como eu prefiro chamar, deve possuir uma resolução tal que nossa visão não consiga identificar os pixels.
Segundo a própria Apple o olho humano pode conseguir distiguir pixels separados em resoluções até 326 dpi (dots per inch, ou pontos por polegada). Para se ter uma idéia, a resolução de um monitor padrão é de 72 dpi, e o padrão de qualidade para impressão é de 300 dpi.
Acontece que quanto maior a resolução da tela, maior o número total de pixels, e maior a exigência de um bom processador. Como o iPhone tem uma tela pequena, a Apple conseguiu a Retina Display sem dificuldades ainda este ano, na versão 4S. Mas o iPad tem uma tela muito grande.
retina-display-screen
Retina Display no iPod Touch
Segundo este artigo da ExtremeTech, a resolução que o iPad deveria ter para chegar à verdadeira Retina Display é 2560x1600, o que chegaria à 300 dpi. Porém, isto exigiria uma espessura muito maior para o iPad, e talvez um processador que ainda não foi desenvolvido.
retina display
Uma representação de como seria a diferença entre as resoluções do iPhone 3 e iPhone 4S
De acordo com analistas, o iPad 3 virá em fevereiro com uma resolução de 2048x1536, ou seja, 264 dpi. Isto é o dobro da atual resolução do iPad, e quatro vezes o número de pixels. Nada mau. Rumores dizem ainda que a Samsung vai lançar um tablet também em fevereiro com 11,6 polegadas e com a tal resolução de 2560x1600.