quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Conheça Moleskine, o “livro” de páginas em branco

moleskine-iconPode parecer que estamos fugindo do assunto principal do blog, mas não é verdade, você verá que o IPad entra no assunto no final da postagem. O fato é que ao falar sobre um aplicativo para IPad eu acabei encontrando uma grande história de um produto que eu ainda não conhecia, que me foi apresentado através da minha irmã, a Jacque.
Eu estou falando de Moleskine, uma caderneta histórica que nunca fez sucesso no Brasil, mas que é cultuada no mundo todo. Numa primeira aproximação, Moleskine nada mais é do que uma caderneta, mas na verdade chamá-la de caderneta é uma ofensa. O correto seria chamá-la de livro (em branco), talvez. Ou simplesmente de Moleskine.
moleskine2
O slogan de Moleskine é “Legendary Notebooks”. Nada mais justo. As Moleskines já foram usadas por personalidades da história, como Jean-Paul Sartre, Pablo Picasso, Vincent van Gogh e outros. Existe uma legião de fãs colecionadores de Moleskine, ou “Molie”, como são carinhosamente chamadas. Os principais usuários das molies são poetas, escritores e artistas, mas o estilo clássico e discreto da molie atrai consumidores de todas as áreas. Veja o vídeo abaixo e entenda um pouco melhor:
Moleskine
Uma rápida busca no YouTube e você encontra vários artistas que fazem seus desenhos na molie:
Artista e sua molie 1
Artista e sua molie 2
Mas além de histórica, o que faz da caderneta de páginas amareladas algo tão especial? Moleskine é feita com uma encadernação especial que permite que as páginas sejam abertas em 180 graus, possui capa impermeável e um elástico para manter a caderneta fechada, ou marcada em uma determinada página. Como característica peculiar, as molies possuem folhas de cantos arredondados. Existem hoje diversos modelos diferentes que podem ser encontrados na página da empresa: http://www.moleskine.com/. Existem molies com páginas em branco, na forma de agenda, com mapas de cidades turísticas e com linhas para escrever, além das versões temáticas, como a Pac Man:
Moleskine Pac-Man
E já existe inclusive um aplicativo grátis para IPad de Moleskine:
moleskine-icon
o aplicativo oficial de Moleskine para IPad permite a você expressar sua criatividade através de texto, imagens e esboços. É possível personalizar as cores de cada página e do texto, adicionar fotografias, criar marcadores para facilitar a organização e salvar cada trabalho feito. É possível, sempre que necessário, editar o conteúdo de cada texto.
É possível também enviar os textos por e-mail ou para as redes sociais.