quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Música por assinatura: será que essa idéia vai pegar?

music-iconA Apple lançou este mês iTunes Match, um serviço que armazena suas músicas no iCloud, isto é, na nuvem. Por uma assinatura anual de U$ 25,00 o usuário tem todas suas músicas enviadas para o iCloud. Na verdade, o Tunes Match verifica quais músicas você tem no seu PC e procura na iTunes pelas músicas, assim você não precisa esperar pelo upload, que poderia se tornar inviável.
Com a assinatura no iTUnes Match, mesmo as músicas pirateadas, baixadas da internet, estarão disponíveis para você na nuvem, e em boa qualidade (256 Kbps). Infelizmente o iTunes Match ainda não está disponivel para os brasileiros, mas isto não deve demorar a acontecer.
itunes-match-screen
O valor de 25 dólares anuais não é tão alto se você considerar que terá terá músicas originais em boa qualidade para ouvir.
Mas a idéia do iTunes Match não é original. Vendas de música por assinatura já ocorrem no mundo todo, inclusive no Brasil. Segundo o site da Info Exame, por aqui o pioneiro foi o Sonora, do Terra. O Sonora já conta com 450 mil assinantes, que pagam uma mensalidade média de R$ 20,00 (isto mesmo, mensalidade). Outras companhias, como a Oi e a GVT estão entrando forte no mercado para disponibilizar este serviço aos seus assinantes – também com um custo adicional mensal.