quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O uso do IPad como Tecnologia Assistiva

O iPad pode ser utilizado como um recurso de TA contribuindo no processo de aprendizagem, comunicação ou reabilitação de pessoas em situação de disfunção ocupacional. Nesta postagem eu faço um pequeno levantamento sobre o que já existe de aplicativos para esta área, esperando que o IPad 3, que será lançado em fevereiro, acompanhe o aplicativo Siri, que facilitará o uso por deficientes físicos e visuais.
“Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, 2007).
O blog da Prof. Dra. Miryam Pelosi mostra o IPad sendo usado dentro do GRAAC como ferramenta de auxílio do desenvolvimento educativo e psicomotor de crianças. Veja aqui: http://miryampelosi.blogspot.com/2011/05/ipad-como-recurso-terapeutico.html
 

Deficientes VIsuais

knowtilus-pro-iconO  blog da Dr. Miryam ainda possui uma postagem sobre um aplicativo excelente que lê textos em documentos ou na internet pra você com tradução automática em 28 línguas! É o Knowtilus Pro. Não cheguei a testá-lo, mas mesmo que a tradução não funcione muito bem, o aplicativo representa uma ferramenta de acessibilidade para quem tem problemas de visão.
Um acessório que foi extensivamente divulgado  pela internet mas que não existe, é só um projeto de design conceitual (pelo menos por enquanto) é o Omnifer, uma capa que transformaria o texto exibido na tela do aparelho para a linguagem braille:
omnifer-pad
Ainda com relação à deficiência visual, o IPad 2 já vem com o VoiceOver, um leitor de tela, como o Knowtilus. Procurei o aplicativo no iTunes para colocar o link mas parece que ele não está disponível para baixar. Ele também vem com o sistema operacional do Mac.

Deficientes Físicos

Para deficientes físicos eu encontrei o website da Fundação Christopher Reeve, que possui um guia com alguns aplicativos úteis, catalogados como acessórios, para crianças, saúde, jogos, viagem, notícias, produtividade, tecnologia assistiva e medicina. Para deficientes físicos o IPad é muito útil uma vez que é pequeno e leve, mas ao mesmo tempo possui tela grande comparada aos celulares. A principal dificuldade aqui é para quem possui deficiência nas mãos.

Deficientes Auditivos

Para os surdo-mudos, o aplicativo FaceTime, que vem instalado no IPad 2, no IPhone 3G e nas versões mais novas dos aparelhos, mas que não tem disponível para baixar no iTunes serve para o uso da língua de sinais, a LIBRAS. E claro, o Skype também pode ser usado para isto (e acredito que seja muito mais fácil encontrar amigos que tenham Skype do que FaceTime).
Talvez com o lançamento do IPad 3, marcado para o final de fevereiro de 2012, e a possível inclusão do aplicativo Siri, que funciona por voz, facilite de vez o uso do IPad como tecnologia assistiva.