sábado, 10 de setembro de 2011

Você ainda tem dúvidas sobre a utilidade do IPad?

Muita gente ainda tem dúvida sobre a utilidade dos já populares tablets, e muitos acreditam que serve apenas para acessar a internet – o que já seria suficiente para muita gente. Mas o IPad serve para muito mais do que isto. Fizemos uma classificação de tipos de usuários para que você veja como cada um destes perfis pode usar o aparelho de forma diferente.
Esta classificação não tem por objetivo rotular o usuário do IPad, chamar você de “internauta”, só porque usa a internet, ou “empresário” porque usa banco. Foi só uma tentativa de mostrar que pessoas com interesses e necessidades diferentes podem usar o tablet. Com certeza você, tendo um IPad, vai circular por todos, ou quase todos estes perfis.
Para encontrar estes aplicativos para baixar, procure na Apple Store, no aplicativo da iTunes. As imagens abaixo não são links para os aplicativos.
Possíveis usuários de IPad
Internautas: Internet, redes sociais.
Estes são sem dúvida os principais usuários do IPad. São pessoas que gostam de manter contato a todo momento com os amigos, verificar emails e navegar na internet. Para estes, alguns dos aplicativos mais usados são:
internautas

Estudantes e pesquisadores: Processador de textos, montagem de apresentações, leitura de textos em PDF e ebooks.
Alguns destes aplicativos não são gratuitos, mas vale a pena a compra. Alguns dos aplicativos sugeridos:
estudantes
Para a pesquisa científica, alguns sites de bancos de dados de artigos científicos disponibilizam seus próprios aplicativos. Procure na Apple Store por EBSCO e ScienceDirect.

Empresários: Emails em trânsito, criação e edição de planilhas, acesso a bancos, controle de bolsa de ações.
Para estes, os aplicativos indicados são:
negocios
Obviamente que o email serve e é usado por todos. Sobre os bancos, praticamente todos bancos nacionais têm seus próprios aplicativos na Apple Store. Procure o seu! Também nesta categoria seria interessante incluir os aplicativos de jornais, com o Correio Braziliense, O Globo, Folha, Estadão e Zero Hora.

Vendedores/Representantes: Catálogo de produtos à venda, registro de compras online.
Para vendedores, na verdade para empresas que possuem representantes, o aconselhável é contratar um desenvolvedor de aplicativos para criar um app que sirva de catálogo de produtos, com controle de estoque, preços, e notas de pedidos. Já existem várias empresas que possuem seus próprios aplicativos, voltados para representantes ou diretamente para os clientes, como o caso da Natura.


Uso geral/Passatempo: Receitas, leitura de notícias, jogos, player de música, álbum de fotografias.
geral
Para receitas, basta fazer uma busca na Apple Store, existem várias opções. O Flipboard é um leitor de notícias RSS, com ele você lê as notícias publicadas nos seus sites favoritos. Ele também tem acesso ao Facebook. Como exemplo de jogo, coloquei aqui o Angry Birds, o mais famoso jogo para IPad. Para baixar ele é necessário acessar a Apple Store americana. O aplicativo Photos já vem instalado no aparelho.
Certamente existem outros perfis de usuários de IPad: Webdesigners já podem desenvolver seus sites diretamente no IPad, Designers gráficos podem produzir material gráfico no IPad. Muitas profissões estão encontrando usos para o tablet da Apple.