quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aprenda como construir uma stylus (caneta) para usar com seu IPad ou IPhone

Stylus-iconHoje eu estou apresentando a primeira de quatro postagens que vão falar sobre desenho no IPad. Serão três temas distintos mais muito ligados ao desenho, então será útil para quem quer aprender a desenhar (isso mesmo!), para ilustradores e designers. Esta primeira postagem mostrará as canetas para escrever no IPad, e você aprenderá como fazer em casa sua própria stylus. Falaremos também sobre uma outra caneta na próxima postagem e nas outras duas falaremos sobre um aplicativo para aprender a desenhar e aplicativos de desenho.
Vocês podem estar se perguntando: Pra quê eu preciso de uma caneta stylus? Bom, se você for tentar desenhar no seu IPad, como no aplicativo Bamboo, vai notar que fazer isto com o dedo não é muito agradável. A empresa que desenvolveu o Bamboo – Wacom - vende a sua própria stylus, veja na figura:
wacom[6]
A stylus Bamboo custa U$ 29.95 e pode ser comprada aqui.
É claro, existem outras stylus mais baratas no mercado, você pode fazer uma busca no Buscapé pelas palavras stylus e IPad e encontrará canetas que variam de R$15,00 a R$90,00.
Mas como mencionei no título, você pode fazer sua própria caneta em casa, com materiais extremamente baratos, quase de graça. Cuide apenas para seguir as instruções dos vídeos – que está em inglês – corretamente para não arranhar a superfície do seu IPad. O primeiro vídeo mostra como fazer uma stylus que fica muito parecida com uma stylus verdadeira, dê uma olhada:
Como fazer uma stylus–opção 1.
Para você fazer a caneta do vídeo anterior você vai precisar de:
  • carcaça de uma caneta comum;
  • um pedaço de espuma condutora;
  • um arame ou fio de cobre.
A maior dificuldade é encontrar a espuma. Esta espuma você pode tentar pedir em lojas de informática, eles geralmente põe fora este material. Antes de montar a caneta faça um teste esfregando levemente a superfície da espuma no IPad. Se você conseguir realizar qualquer ação somente tocando a espuma então ela funciona. Experimente abrir um aplicativo com a espuma, ou escrever um texto. Se você já tem um aplicativo de desenho instalado, então desenhe!
O segredo para se construir uma caneta stylus é que a tela do IPad é capacitiva, então você precisa construir a uma caneta que conduza corrente elétrica. Outro vídeo que mostra como fazer uma caneta mostra uma maneira mais simples:
Como fazer uma stylus–opção 2.
Se você for seguir os passos deste vídeo, você vai precisar de:
  • Uma caneta que tenha uma das pontas bem larga (pra não arranhar a tela).
  • Um pedaço de folha de alumínio, destas que se usa para enrolar alimentos. É possível fazer também com caixas de leite TetraPak.
  • Fita adesiva, mas tem que ser a “Fita Mágica”, aquela fita adesiva que é opaca, pois possui uma superfície levemente rugosa, o que facilita o deslizamento da caneta sobre a tela do IPad.
De novo eu repito, tome muito cuidado para não arranhar a tela do seu IPad.

Assine nossa newsletter! No final da página você cadastra seu e-mail e recebe nossas postagens diárias.