terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aplicativo de livro de Ziraldo para iPad é lançado pela Editora Melhoramentos

menino-maluquinho-iconPela primeira vez Ziraldo, um dos maiores escritores da literatura infantojuvenil da Língua Portuguesa, tem uma de suas obras vertida em aplicativo para iPad. Lançado pela Editora Melhoramentos em 2010 nos formatos impresso e digital (PDF), O Menino da Terra reúne, na versão para tablet, um conjunto de recursos de interatividade, conteúdo e tecnologia inéditos no país, com o objetivo de divertir e ampliar a compreensão da obra pelos jovens leitores em uma mídia cada vez mais presente no país. Desenvolvido pela Punch! Comunicação & Tecnologia, o aplicativo será lançado no estande da Editora na XV Bienal do Livro Rio.
“Faço livros sobre meninos há mais de 30 anos e agora há novas plataformas para contar as nossas histórias. Para mim o livro continuará a ser o objeto mais bonito e importante que o ser humano criou”, explica Ziraldo no vídeo exclusivo produzido pela Punch! para o aplicativo de O Menino da Terra.
menino-maluquinho-screen-1
Crianças e adultos vão se divertir e aprender com a trajetória do protagonista, o menino Nan, revestida de recursos e conteúdos adicionais, como: animação de movimentos; uma aventura do personagem em forma de jogo com direito à acelerômetro em viagem pelo espaço; vídeos e fotos sobre o autor, como o documentário “Fila com Ziraldo”, que reúne depoimentos de leitores que buscam um autógrafo do escritor.
“A Melhoramentos, ao longo de seus 120 anos, caracterizou-se pelo pioneirismo nas áreas em que atua. Não poderíamos, portanto, deixar de ter nosso autor Ziraldo junto às novas mídias, em especial o iPad. Nosso catálogo hoje compõe-se de mais de 100 títulos de ebooks entre infantis, juvenis e dicionários, e com muito orgulho estreamos os produtos destinados a iPad com O Menino da Terra, de Ziraldo, com toda interatividade, cultura e diversão que puderam passar pela cabeça do autor e de nossos desenvolvedores. Nosso lema tem sido ‘Plantando para o Futuro’, e acreditamos estar seguindo-o à risca ao apresentar a nossos leitores essa nova versão da obra de Ziraldo", conceitua Breno Lerner, Diretor da Editora Melhoramentos.
menino-maluquinho-screen-2
O Menino da Terra conta a história de Nan, nome que significa “menino” em chinês. O personagem vive no futuro e descobre que a Terra foi devastada pelo progresso. Ao voar pelo espaço na nave criada pelo pai engenheiro, Nan percebe que é o último humano sobrevivente e, sozinho, envolve-se em uma série de aventuras para plantar, em outro planeta, as sementes deixadas por seu pai na nave. Trata-se do terceiro livro da série de personagens ligados ao Sistema Solar, iniciada com O Menino da Lua. O próximo título da coleção, que será lançado em formato físico em setembro/2011, é O Menino de Mercúrio.
menino-maluquinho-screen-3
“Ziraldo aborda, com muita sensibilidade, em O Menino da Terra, conceitos sobre educação, ecologia e cultura. Acreditamos que os recursos tecnológicos e de comunicação que desenvolvemos manterão o livro com todo o seu conteúdo, como ele é, estimularão ainda mais a criatividade, o lúdico entre crianças e, com certeza, encantarão leitores adultos”, diz Bruno Valente, diretor da Punch! Comunicação & Tecnologia.
O aplicativo de O Menino da Terra pode ser adquirido na App Store, durante os dias da XV Bienal do Livro Rio, pelo preço promocional de US$ 5,90. Em breve serão lançadas versões nos idiomas inglês e espanhol.

Sobre a Editora Melhoramentos
Há 120 anos a Melhoramentos ocupa posição de destaque nos diversos mercados em que atua. Na área editorial, uma das vedetes da Melhoramentos é a linha de dicionários Michaelis (português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês), que detém 35% do mercado. Possui em seu catálogo importantes publicações nas áreas de livros infantis, juvenis, de gastronomia e de desenvolvimento pessoal.
Respeitados autores como Ziraldo, Ruth Rocha, Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira, figuram entre os escritores que colaboram para o sucesso editorial dessa grande empresa. Além das livrarias, os mais de mil títulos publicados são vendidos pela internet em lojas virtuais, em catálogo e também em redes de supermercados.
Sobre Ziraldo
Ziraldo nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932. Começou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Autor de 135 títulos de livros infantis, ilustrador e cartunista, Ziraldo tem suas obras traduzidas para diversos idiomas, entre eles inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e japonês. Seu maior sucesso, O Menino Maluquinho, com mais de 100 edições e 2,8 milhões de exemplares, tornou-se um ícone da literatura infantil brasileira.
Sobre a Punch! Comunicação & Tecnologia
A Punch! Comunicação & Tecnologia é uma empresa de conteúdos integrados em múltiplas plataformas, de forma inteligente, seguindo conceitos do transmedia (M.I.T.). Atua no desenvolvimento de aplicativos nas plataformas Apple, Android, BlackBerry e Microsoft de produtos e marcas, como livros e editoras. Cria Bibliotecas/Lojas/Rádios Virtuais, QR-Codes e Realidade Aumentada, Animações em 2D e 3D, plataformas educacionais/e-Learning, sites, campanhas e projetos ligados a conteúdo gerado por nossa equipe ou gerenciado a partir de clientes. Realiza, ainda, outras soluções, como Produção, Consultoria e Treinamentos Audiovisuais e Assessoria de Comunicação.


Link para a compra do aplicativo: http://itunes.apple.com/app/o-menino-da-terra/id459016646?mt=8

Link para o vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=e4YZVwGzTmM



Veja o vídeo promocional do aplicativo no YouTube: