domingo, 4 de setembro de 2011

6 bons aplicativos para desenho e pintura

desenhandoEsta semana eu mostrei como montar em casa uma stylus para usar no iPad e um aplicativo que ensina a desenhar. Hoje eu vou mostrar 6 aplicativos onde você pode treinar o seu desenho ou pintura. Uma curiosidade são os aplicativos que servem para transformar fotos automaticamente em desenhos, no final da postagem.
 Não existem muitos programas cheios de recursos para desenho, mas os que temos são muito bons.

sketchbook-expressSketchbook Express e Sketchbook Pro: O Sketchbook Express é a versão gratuita para IPad do mesmo software existente para Mac. Na versão gratuita alguns recursos não estão disponíveis, mas eu recomendo para quem está começando. Se você desenvolver seu desenho depois poderá achar que vale a pena comprar a versão completa.
sketchbookpro






Imagens do Sketchbook Express:
sketchbook-express-screen


Sketchbook-express-screen-1

Imagens do Sketchbook Pro:

Sketchbook-pro-screen-1

Sketchbook-pro-screen-2



draw-icon Draw: Este é o aplicativo mais básico que eu encontrei. Ele desenha apenas linhas, mas você tem a opção de escolher cor e espessura. O aplicativo é gratuito e pesa apenas 1,2MB.

draw-screen

sketch-club-icon Sketch Club: Este aplicativo é bem completo, cheio de ferramentas, dezenas de pincéis diferentes e possui integração com o site, onde você encontrará tutoriais em vídeo e um guia para o uso dos brushes. Custa U$1.99.

sketch-club-iscreenn

Qvik-icon Qvik Sketch Pro: O texto na Apple Store diz que é possível fazer lindos desenhos sem mesmo saber desenhar, então eu considero este aplicativo não um aplicativo para desenho, mas apenas para diversão. De qualquer forma o resultado pode ser muito bom. O aplicativo possui apenas alguns tipos de brushes e trabalha com camadas. Custa U$0,99.

qvik-screen


inspiron-icon Inspire Pro: Um dos aplicativos mais poderosos para desenho e pintura, e atenção: o aplicativo está em promoção, de U$7,99 está por U$0,99 por tempo limitado! É possível escolher entre pincéis de 5 diferentes pontas, cada um com diferentes tamanhos. É possível carregar o pincel com mais ou menos tinta e todos pincéis podem ser usados como borracha também.

inspire-screen


artrage-icon ArtRage: Mais um aplicativo que está com desconto, está à venda por U$4,99. O aplicativo possui mais de 10 ferramentas baseadas no desenho real. O aplicativo é muito realístico no ponto de vista da mecânica de pintura, desde o formato dos pincéis até a maneira como se misturam as tintas para se obter novas cores. É possível criar infinitas camadas de pintura e depois do trabalho pronto, exportá-las.

artrage-screen

E para quem tentou aprender a desenhar e pintar e já desistiu, a Apple Store tem vários aplicativos que simulam um desenho a lápis a partir de fotos. Um exemplo deles é o Pencil Sketch HD Lite, que é gratuito:

pencil-screen
Coloquei no título “6 bons aplicativos para desenho e pintura. Por favor, considere este último como um plus.
Abraço!

Atualização 07/05/2012:
Temos também o Brushes, que é muito bom e foi usado por uma artista para fazer o projeto #draw365, sobre o qual eu escrevi nesta postagem.