domingo, 7 de agosto de 2011

Jailbreak para iniciantes

Jailbreak-iconNesta postagem eu quero falar pela primeira vez sobre o Jailbreak, e por isso eu quero começar do início. Muitos tem dúvidas sobre o aplicativo – se é seguro, se é proibido, pra que serve. Vou tentar explicar rapidamente isto tudo.
Jailbreak é um crack na medida em que liberta seu aparelho – IPad ou IPhone – do uso único do iTunes. Com a instalação do Jailbreak é possível instalar aplicativos a partir do Cydia – um website parecido com o iTunes, mas apenas com aplicativos não oficiais – e de outras fontes, ou seja, você pode procurar pela internet por aplicativos de extensão .ipa, baixar e instalar.

IMPORTANTE:
1) Somos contra a pirataria de aplicativos. Use o Jailbreak apenas para a instalação de aplicativos não oficiais.
2) Faça o jailbreak do seu aparelho por sua conta e risco. Apesar de este processo ser simples, não nos responsabilizamos por qualquer problema que possa ser causado durante o processo. O conteúdo desta postagem criado a partir de informações coletadas em diversos sites da internet.

- O Jailbreak é proibido?
Não, o Jailbreak não é proibido, apesar de ser um crack. A lei da portabilidade permite que se use o aplicativo.


- O Jailbreak pode estragar meu IPad?
Não, o Jailbreak não estraga o aparelho, mas ele nos permite instalar aplicativos de fontes não seguras, e isto é perigoso. Se instalarmos um aplicativo com vírus podemos ter algumas complicações. Lembrando que os aplicativos do iTunes passam por análises severas quanto ao conteúdo e qualidade, o que não é feito no Cydia, por exemplo.


- É difícil instalar o Jailbreak?
Instalar o Jailbreak é muito fácil, basta acessar este site a partir do seu IPad ou IPhone: http://www.jailbreakme.com//#.
A partir daí é só seguir as instruções (em inglês). A instalação inteira demora só 2 minutos. Mas é importante fazer um backup do seu IPad pelo iTunes antes de instalar o Jailbreak, pois se ocorrer algum problema poderá precisará deste backup para restaurar o aparelho.


- O Jailbreak é reversível?
Sim, para restaurar o IPad e retirar o Jailbreak é só sincronizar no iTunes para fazer um backup completo e pressionar “Restaurar” ou “Restore”, para limpar seu tablet e recarregar seu backup. Todo seu conteúdo volta para o IPad após o processo.


- Eu continuo tendo acesso ao iTunes após crackear o IPad?
Sim, você pode usar o iTunes normalmente. O único porém de se instalar o Jailbreak é que se seu aparelho vir a estragar por algum motivo você não terá mais a corbertura da garantia de fábrica – a não ser que você consiga restaurar o aparelho, se o defeito que aparecer não interfira neste processo.


- O Jailbreak funciona no IPad 2? E no iOS 5?
O JailbreakMe funciona bem tanto no IPad como no IPad 2. Ele funciona bem com o iOS 4. Já foi anunciado o Jailbreak do iOS 5, mas ele ainda é instável.
Atualização de 18/08/2011: O Jailbreak funciona bem no IPad com iOS 3, mas com o iOS 4 em diante tem problemas de funcionamento. Para fazer o jailbreak no iOS 4, use o redsn0w.
Tutorial em português do redsn0w: http://migre.me/5w0e4
Vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=ALtAgVU8nZw

O site brasileiro Limera1n faz também o jailbreak do seu aparelho. Para istalá-lo, você precisa instalar o aplicativo no seu computador antes, e seguir o procedimento.