quarta-feira, 20 de abril de 2011

Um bom aplicativo para abrir e criar documentos do Word no IPad

O iPad parece ter sido desenvolvido muito mais para trabalho do que para diversão. Porém, o tablet não é acompanhado de um pacote de trabalho estilo Microsoft Office. Como muitos estão acostumados a receber seus PCs e notebooks já com o Word instalado (piratas ou não), logo vem a pergunta: Não vem com o Word? Na verdade nem os computadores comuns vêm com Word, Excel e Power Point instalados – vêm só com uma versão de teste. Nós é que temos que comprar o pacote e instalar depois (ou não).


A questão é que muitos usuários quando compram o iPad estão entrando em contato pela primeira vez com um produto da Apple. Pois é especialmente para estes que eu escrevo hoje. A Apple obviamente possui seu próprio pacote de aplicativos de escritório. É o iWork.

Iwork

O iWork possui processador de textos, planilhas e apresentações (como o tão famoso pacote MS Office possui Word, Excel e Power Point. Para o iPad, esses programas são vendidos separadamente, e foram completamente adaptados para trabalhar com a tela touchscreen do iPad. Cada um deles custa U$9.99. Veja abaixo uma pequena descrição de cada um dos aplicativos do pacote:

pages
 Pages: O aplicativo é muito bonito, bem desenhado. Não se compara com nenhum outro software gratuito para iPad quando se quer produzir arquivos de texto formatados. É uma necessidade para seu iPad. Consegue abrir documentos do Word sejam de extensão .doc ou .docx.
Pages
O aplicativo possui diversos tipos de templates para que possamos formatar nossos documentos. Podemos adicionar imagens, gráficos, etc de forma muito fácil e ágil. Você encontra uma descrição completa do Pages para iPad nesta postagem:



Numbers
 Numbers: É o aplicativo equivalente ao Excel. O programa foi adaptado especialmente para o iPad. Como todo o pacote da Apple, ele dá condições de se criar gráficos muito bonitos. É uma grande oportunidade de fugir dos antigos aspectos visuais do Excel.

numbers2

numbers3


keynote
 Keynote: É o aplicativo equivalente ao Power Point, desenvolvido pela Apple. Assim como os outros, também é muito bom. Custa U$9.99, assim como os demais.

keynote2

Eu indico o Keynote especialmente para aqueles que estão cansados dos mesmos layouts de sempre, oferecidos pelo Power Point.