segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os melhores aplicativos para ler PDFs no IPad

O iPad é um excelente aparelho para ler documentos em PDF e ebooks. A tela é brilhante, o texto é perfeitamente legível e as figuras ficam em boa resolução. Sentimos como se estivéssemos lendo o próprio livro nas nossas mãos.



O iPad possui suporte a arquivos PDF, ou seja se você abrir um PDF no browser Safari sem usar um leitor externo, não terá problemas. Entretanto, se você possui mais do que alguns PDFs que precisa ler no IPad, faz sentido possuir um aplicativo próprio para isto. Existe pelo menos uma dúzia de aplicativos para ler PDFs. Alguns gratuitos, outros pagos, no iTunes Store. Vejamos quais deles são bons o suficiente para merecer um lugar no seu iPad.
Um dos aplicativos mais versáteis para leitura de documentos no iPad é o GoodReader, que custa U$ 2.99 e pode abrir PDFs e uma grande variedade de outros formatos, inclusive documentos do Office, webpages e arquivos de áudio e vídeo.


Você pode transferir arquivos em PDF do seu computador para o GoodReader no seu iPad através do iTunes ou usando sua rede wireless local se você tiver uma (duvido que não tenha uma ainda). O software pode também se conectar às suas contas online no Google Docs, Dropbox, etc, então você pode importar seus PDF a partir destes locais e lê-los mesmo estando offline.
O GoodReader é um excelente  aplicativo para leitura de PDFs mas possui um único defeito: quando você troca de página, a página seguinte não aparece instantaneamente, demora um pouquinho a carregar, e esta demora se torna mais evidente para documentos mais pesados, que possuem imagens.

Outra boa escolha para leitura de PDFs no iPad é o gratuito Cloud Readers. Este aplicativo é de graça e bem simples. Você pode usar um cabo USB ou sua rede wireless para transferir PDFs do computador para o Cloud Readers. O Cloud Readers consegue carregar as páginas muito rápido e possui a ferramenta "Two Up", para poder visualizar duas páginas de uma só vez (veja imagem abaixo).


Outro leitor de PDF que vale a pena experimentar é o Stanza, do Amazon, que também é gratuito. Sim, é da mesma companhia que desenvolveu o leitor de e-books Kindle. Assim como o Cloud Readers, o Stanza carrega as páginas em PDF muito rapidamente. O Stanza possui também um dicionário integrado (em inglês), então você não precisa fechar o aplicativo para procurar o significado de uma palavra. Você pode também organizar seus livros em categorias e o aplicativo mostra miniaturas de capas de livros e revistas. Se você não gostar da capa padrão de um de seus livros, você pode aplicar outra a partir da internet.

Postagem traduzida para o português de: http://www.labnol.org/software/ipad-pdf-reader-apps/13807/